A GESTUALIDADE DE IL PRIMO MIRACOLO DE DARIO FO E DA OBRA DE PORTINARI NO TRABALHO DE ROBERTO BIRINDELLI

Autores

  • Melize Deblandina Zanoni Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.61197

Palavras-chave:

Gestualidade. Dramaturgia. Ações.

Resumo

Este artigo resultou de uma pesquisa realizada para a confecção de uma dissertação de mestrado em 2008, que investiga em que dimensão a formalização de procedimentos provenientes do teatro-solo de linha física, no qual a cena é determinante do texto falado, oferece caminhos concretos para um problema específico da arte teatral: a relação gestualidade - palavra.  Este texto tem como foco a análise de um trabalho apresentado por um grupo brasileiro que possui como base para sua dramaturgia o monólogo escrito pelo dramaturgo italiano Dario Fo e a obra do pintor brasileiro Cândido Portinari: Il Primo Miracolo, apresentado por Roberto Birindelli, da Cia do Bebê de Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melize Deblandina Zanoni, Universidade do Estado de Santa Catarina

É graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas e mestre em Artes Cênicas pela UDESC. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina e é coordenadora de cultura e educação complementar do Sesc de Balneário Camboriú.

Downloads

Publicado

2016-01-08

Como Citar

Zanoni, M. D. (2016). A GESTUALIDADE DE IL PRIMO MIRACOLO DE DARIO FO E DA OBRA DE PORTINARI NO TRABALHO DE ROBERTO BIRINDELLI. Cena, (18). https://doi.org/10.22456/2236-3254.61197

Edição

Seção

Artigos