AUTOBIOGRAFIAS E A POSSIBILIDADE DE UMA CENA ENGAJADA: AS EXPERIÊNCIAS DE PROYECTO PROMETEU E TESTIGO DE LAS RUÍNAS DO GRUPO MAPA TEATRO

Autores

  • Heloisa Marina da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Stephan A Baumgärtel Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.24525

Palavras-chave:

Teatro documentário, Mapa teatro, Ficção, Autobiografia, Memória.

Resumo

O presente trabalho se propõe a refletir sobre a exploração de dinâmicas artísticas que se estabelecem nas fronteiras entre ficção e realidade, a partir da experiência teatral Proyecto Prometeu e Testigo de Las Ruínas, coordenada pelo grupo colombiano Mapa Teatro. Pretendemos estabelecer, assim, ponderações acerca dos pressupostos estéticos e éticos inscritos nessas propostas teatrais, que tiveram como mote de criação levantar discussões referentes à desapropriação que vinham sofrendo moradores do, hoje extinto, bairro Santa Inês a partir das impressões, lembranças e relatos pessoais desses antigos moradores. O presente trabalho concentra sua análise especificamente nos modos e objetivos do uso de autobiografias dos antigos moradores na construção das ações cênicas desses espetáculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Marina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tem experiência na área de Teatro, com ênfase em dramaturgia, interpretação teatral e teatro educação. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Dr. Stephan Baumgärtel. É integrante da Dearaque cia., grupo teatral de Florianópolis, atuando nas áreas de interpretação, direção e produção.

Stephan A Baumgärtel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui mestrado em Letras Inglês pela Universitat Munchen (Ludwig-Maximilians) (1995), doutorado em Literaturas da língua inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), e pós-doutorado na ECA/USP (2009-2010) com estudos sobre a dramaturgia brasileira contemporânea. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina na área de história do teatro e dramaturgia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Dramaturgia e Literaturas Estrangeiras Modernas, e na área de Artes Cênicas, com ênfase em Análise de Montagem, História do Teatro (Teatro Elisabetano, o drama burguês, o teatro pós-dramático), e Estética Teatral. Atua principalmente nos seguintes campos: estudos shakespearianos, teoria da recepção, performance analysis, dramaturgia contemporânea, teatro pós-dramático.

Downloads

Publicado

2013-01-15

Como Citar

da Silva, H. M., & Baumgärtel, S. A. (2013). AUTOBIOGRAFIAS E A POSSIBILIDADE DE UMA CENA ENGAJADA: AS EXPERIÊNCIAS DE PROYECTO PROMETEU E TESTIGO DE LAS RUÍNAS DO GRUPO MAPA TEATRO. Cena, (12). https://doi.org/10.22456/2236-3254.24525

Edição

Seção

Artigos