UM INCONSCIENTE MANIFESTO E O EXERCÍCIO CAMPO DE VISÃO: CONEXÕES METODOLÓGICAS NA CRIAÇÃO ATORAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.89925

Palavras-chave:

Campo de visão. Arquétipos. Inconsciente coletivo. Transe.

Resumo

Este artigo é dedicado aos estudos das artes cênicas no cruzamento com a psicologia profunda, mais especificamente sobre o conceito de arquétipos e inconsciente coletivo por Carl Gustav Jung. Na criação atoral, a pesquisa aponta meios para emersão de conteúdos do inconsciente do performer em cena (na criação e na execução), conexões entre o ator e o xamã, a partir de práticas que resultam transes/estados alterados de consciências, utilizando como técnica base o exercício e linguagem cênica Campo de Visão, a partir das perspectivas da exaustão física, da coralidade e da comparação com sistemas de treinamento em Jerzy Grotowski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Rosseto, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II

Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro e docente do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Curitiba II.

João Vitor Muniz da Silva

Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universiade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Curitiba II.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Rosseto, R., & da Silva, J. V. M. (2019). UM INCONSCIENTE MANIFESTO E O EXERCÍCIO CAMPO DE VISÃO: CONEXÕES METODOLÓGICAS NA CRIAÇÃO ATORAL. Cena, (28 (2019), 40–52. https://doi.org/10.22456/2236-3254.89925

Edição

Seção

Artigos