APROFUNDAR O MÉTODO DE FRANÇOIS DELSARTE: AS ATITUDES DAS PERNAS

Autores

  • Franck Waille , Trad. Clóvis D. Massa Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LAHRA), França

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.89077

Palavras-chave:

François Delsarte, Atitudes/Acorde de Nona, Expressão de Pernas, Artes Cênicas, Educação Somática

Resumo

A reconstrução dos ensinamentos práticos (para o corpo, e mais ainda a voz) de François Delsarte levanta um verdadeiro desafio metodológico: se esses ensinamentos desempenharam um papel determinante no surgimento da modernidade das artes cênicas, práticas psicossomáticas e educação somática, eles foram essencialmente transmitidos "oralmente" de mestre para aluno. E eles foram, por um lado, perdidos. É a partir dos elementos de transmissão textual, associados a uma prática da dança moderna, do teatro e de abordagens somáticas, que é possível encontrar um entendimento o mais próximo possível de suas versões originais, sem ter a pretensão de poder voltar a esses. Ainda mais que as numerosas nuanças que Delsarte introduziu em seu ensino convidam a uma dinâmica aberta: não procurar "a letra" mas "o espírito" de seu trabalho, numa perspectiva de constante renovação. Essa abordagem é a da pesquisa de Franck Waille, que tem sido constantemente aperfeiçoada desde o início dos anos 2000. Ela diz respeito a diferentes elementos do expressivo método somático de Delsarte. Este artigo apresenta uma atualização sobre as atitudes das pernas, favorecida pelo encontro com a pesquisa de Clóvis Massa sobre Delsarte feita no início dos anos 1990.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franck Waille , Trad. Clóvis D. Massa, Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LAHRA), França

Um dos especialistas mais reconhecidos no trabalho de Delsarte, associando abordagens acadêmicas, somáticas e artísticas (ele publicou artigos e livros sobre o assunto, e deu estágios desde 2009). Ele fundou a empresa Chorâme em 2012 para fornecer um contexto para a sua transmissão, e continua a aprofundar os ensinamentos de Delsarte (especialmente durante a dança de pós-doutorado e educação em Quebec e no Brasil), e nutrir várias práticas na dança contemporânea.

Downloads

Publicado

2019-01-12

Como Citar

, Trad. Clóvis D. Massa, F. W. (2019). APROFUNDAR O MÉTODO DE FRANÇOIS DELSARTE: AS ATITUDES DAS PERNAS. Cena, (27), 102–121. https://doi.org/10.22456/2236-3254.89077

Edição

Seção

Artigos Extradossiê