UMA POÉTICA DO GESTO OU MEMÓRIAS DE UM CORPO-TESTEMUNHA

Autores

  • Stenio José Paulino Soares Doutorando em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP) Professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.72670

Palavras-chave:

poética do gesto, memórias, corpo-testemunha, sexualidade, Nijinski

Resumo

Os conhecimentos artístico e científico não são extremos heterogêneos, ambos são dotados da faculdade intelectiva e cognoscitiva do ser humano, são abstrações do pensamento. No contexto das artes cênicas situamos em especial o fenômeno do gesto enquanto expressão singular e metafórica e, para tanto, observamos como recorte de análise sua manifestação em uma investigação cênica do movimento. Nesse sentido, cercaremos o fenômeno do gesto cênico, problematizando tanto seu aspecto de movimento do corpo que se revela por meio de um estado psicológico uma intencionalidade de exprimir algo, quanto sua maneira de manifestar uma conduta e um comportamento éticos. Quando apresentamos essa proposição como ponto de partida, pretendemos desenvolver uma experiência de pensamento a partir de um fenômeno que não se permite engessar em teorias e categorias da cultura textual científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stenio José Paulino Soares, Doutorando em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP) Professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Performer e professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-07-20

Como Citar

Soares, S. J. P. (2017). UMA POÉTICA DO GESTO OU MEMÓRIAS DE UM CORPO-TESTEMUNHA. Cena, (22), 208–222. https://doi.org/10.22456/2236-3254.72670

Edição

Seção

Artigos