CONSCIÊNCIA IMAGINANTE E CONSCIÊNCIA REFLEXIVA: UMA HISTÓRIA DO TEATRO DE PORTO ALEGRE A PARTIR DE IMAGENS E AUTOIMAGENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.61204

Palavras-chave:

Teatro em Porto Alegre, História Oral, Imagem, Autoimagem

Resumo

O presente trabalho estabelece noções de convergência e divergência com relação à imagem construída pelos artistas de si próprios e do teatro de Porto Alegre. As fontes principais da pesquisa são os relatos orais dos diretores de teatro Adriane Mottola e Élcio Rossini sobre suas trajetórias artísticas, a partir dos conceitos de imagem e consciência, de Jean-Paul Sartre, e de autoimagem, de Richard Cándida Smith. Busca-se reconhecer os diferentes pontos de vista levantados por esses artistas e analisar as imagens mentais recorrentes sobre o teatro portoalegrense, com base no uso da História Oral como procedimento e produção de conhecimento, sem a pretensão de criar uma imagem unívoca e totalizante do teatro na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Zatti Corá, UFRGS

Carina Zatti Corá tem bacharelado em Teatro com ênfase em Interpretação teatral. É bolsista de iniciação científica CNPq da Pesquisa História e Perspectivas do Teatro em Porto Alegre, orientanda do Prof. Dr. Clóvis Dias Massa.

Clóvis Dias Massa, UFRGS

Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP. Doutor em Letras pela PUCRS. Professor do Departamento de Arte Dramática e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Corá, C. Z., & Dias Massa, C. (2016). CONSCIÊNCIA IMAGINANTE E CONSCIÊNCIA REFLEXIVA: UMA HISTÓRIA DO TEATRO DE PORTO ALEGRE A PARTIR DE IMAGENS E AUTOIMAGENS. Cena, (21), 100–111. https://doi.org/10.22456/2236-3254.61204

Edição

Seção

Artigos Extradossiê