POTÊNCIAS DA PRESENÇA NO TERRENO MOVEDIÇO DE CO-INCIDÊNCIAS

Autores

  • Milene Lopes Duenha UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Francisco Gaspar Neto UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.55056

Palavras-chave:

Criação artística. Modo operativo AND. Presença. Comunidade.

Resumo

Emergências num percurso delineado pelas questões Como viver junto? e Como não ter uma ideia? colocam em xeque relações estabelecidas na imposição da presença do artista. As ferramentas/conceitos do Modo Operativo AND, de João Fiadeiro e Fernanda Eugénio, propõem experimentar diferentes relações no fazer artístico e em outras dimensões da vida. Este artigo apresenta as reverberações do contato com a prática do AND Lab, e nosso encontro, como pesquisadores, em uma residência realizada na cidade de Florianópolis – SC, na intenção de explorar possibilidades dessa experiência dentro da abordagem da presença do artista no encontro entre corpos em comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Lopes Duenha, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em Teatro pela mesma universidade,  é especialista em Arte-educação/Artes visuais e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual em Londrina/Pr. Atua nas áreas da dança, performance e do teatro com pesquisas sobre o corpo, a presença do artista e suas implicações éticas.

Francisco Gaspar Neto, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Assistente da Universidade Estadual do Paraná/Faculdade de Artes do Paraná. Doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1993) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Tem experiência na área de Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, representação teatral, estudos da subjetividade e composição.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Como Citar

Duenha, M. L., & Neto, F. G. (2015). POTÊNCIAS DA PRESENÇA NO TERRENO MOVEDIÇO DE CO-INCIDÊNCIAS. Cena, (17). https://doi.org/10.22456/2236-3254.55056

Edição

Seção

Artigos