A PARTEIRA E A DIRETORA: PAPEIS ANÁLOGOS ENTRE O PARTO E O PROCESSO CRIATIVO NO MÉTODO BPI

Autores

  • Elisa Massariolli da Costa Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes.
  • Graziela Estela Fonseca Rodrigues Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.48179

Palavras-chave:

Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Relação diretora-intérprete. Parteiras Tradicionais. Processo Criativo.

Resumo

Este artigo provém de uma pesquisa de Doutorado e busca esclarecer particularidades da relação entre diretora e intérprete no processo criativo do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Para isso, fazemos uso de uma analogia na qual o papel da diretora se assemelharia ao papel de uma parteira. Dentre as várias ações propostas na metodologia deste projeto, uma delas consistiu em realizar pesquisa de campo junto a parteiras tradicionais da etnia indígena Pankararu, averiguando, dessa forma, a analogia mencionada. Muito foi vivenciado em campo, junto às parteiras, levantando dados que podem ajudar na compreensão da natureza do processo criativo no BPI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Massariolli da Costa, Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes.

Doutoranda em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas, sob orientação da profa. dra. Graziela Rodrigues. Mestra em Artes da Cena e Graduada em Dança (Bacharelado e Licenciatura) pela mesma Universidade. Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da UNICAMP. Tem experiência na área de Artes, principalmente em dança, com ênfase no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Atua principalmente nos seguintes temas: processo de criação, Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Dança do Brasil.

Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes

1967-1987 Formação Artística Dança e Teatro: Ballet Teatro Minas (Studio Ana Pavlova) Ballet Stagium e Teatro Vento Forte dentre outros centros de referencias do Brasil e da Europa. 1995... 2001 Graduação Licenciatura em Psicologia Universidade São Francisco 1995... 2002 Graduação Bacharelado em Psicologia Universidade São Francisco 2000... 2003 Doutorado em Artes Universidade Estadual de Campinas Criadora do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Docente do Instituto de Artes da UNICAMP desde 1987. Bailarina do Primeiro Elenco do BALLET TEATRO MINAS Belo Horizonte - 1973 e 1974. Bailarina estagiária da Companhia do BALLET STAGIUM São Paulo - 1975 à 1977. Diretora e Coreógrafa do Grupo de Danças da ASSOCIAÇÃO HEBRAICA DE SÃO PAULO São Paulo, 1976 a 1977. Bailarina da Companhia de JOSE RUIZ NAVARRO Madri Espanha, 1977. . Bailarina da Companhia de ALFONSO NADAL Madri Espanha, 1977 a 1978. Bailarina da Companhia de JOSE LUIZ MONTEIRO GONZALEZ e ANTONIO MONTERO LORENZO Madri Espanha, 1978. Fundadora e Diretora da ENSAIO TEATRO E DANÇA Escola e Produtora de Espetáculos, Brasília, 1978 à 1981. . Bailarina, Atriz e coreógrafa do GRUPO VENTO FORTE CENTRO DE ARTE E CULTURA INTEGRADA DE SÃO PAULO São Paulo, 1981 à 1984. AUTORA, ROTEIRISTA, COREÓGRAFA, ATRIZ, BAILARINA e CIRCENSE de espetáculos com produção indepedente1980 a 1986, tendo recebido farta crítica especializada e indicações de prêmios tais como APETESP de Teatro CATEGORIA MELHOR COREÓGRAFA espetáculo "CAMINHADAS 1985. Pela pesquisa desenvolvida recebeu as seguintes indicações de prêmios: TROFÉU MAMBEMBE PESQUISA EM DANÇA- 1996. Indicação Institucional da Universidade Estadual de Campinas para o Prêmio Moinho Santista de Dança no ano de 2003. Indicação Institucional da Universidade Estadual de Campinas para o Prêmio Jorge Amado de Literatura e Arte em 2005 Governo do Estado da Bahia. Recebeu o Prêmio Tempo Vento Forte de 2005.Teatro Vento Forte, São Paulo, SP. Atualmente exerce as seguintes funções na UNICAMP: Membro do Conselho de Departamento de Artes Corporais, da Comissão de Graduação do Curso em Dança, Diretora Artística do Laboratório de Dança do Departamento de Artes Corporais, membro da Comissão do Programa de Pós-graduação Artes da Cena, IA, Coordenadora das Provas de Habilidades Específicas do Curso de Dança no Vestibular UNICAMP. Atualmente é professora Titular (MAIII-H) da Universidade Estadual de Campinas na Graduação e Pós-graduação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e criação em dança, dança do Brasil, Imagem Corporal, bailarino-pesquisador-intérprete (BPI)

Downloads

Publicado

2014-08-26

Como Citar

Costa, E. M. da, & Rodrigues, G. E. F. (2014). A PARTEIRA E A DIRETORA: PAPEIS ANÁLOGOS ENTRE O PARTO E O PROCESSO CRIATIVO NO MÉTODO BPI. Cena, (15). https://doi.org/10.22456/2236-3254.48179

Edição

Seção

Artigos