A blognovela de Gerald Thomas, possível tensionamento do gênero dramático

Autores

  • Erlon Cherque Pinto Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.23569

Palavras-chave:

Teoria Teatral, Teatro Contemporâneo, Teatro-Tecnologia, Blognovela, Gerald Thomas

Resumo

O parágrafo inicial de caráter é propositalmente falsificador ou suspeito, efeito este alinhado com o exame traçado nesse artigo em torno de possíveis sinais de tensionamento do gênero teatral na blognovela de Gerald Thomas. O referido encenador elaborou um acontecimento cênico especificamente para difusão em seu blog. Nos tempos atuais, a internet assume função dupla e auto-reflexiva: parte integrante do real e sua representação, simultaneamente. Ao tempo progressivo e ao lugar inerte somam-se as complexidades da temporalidade aleatória-simultânea e da espacialidade instável. As concepções atuais de espaço e lugar, elementos organizadores da natureza teatral tornam difícil (e ineficaz) a tarefa de estabelecer ou delimitar o gênero dramático. De certa maneira, o tensionamento enquanto eixo de análise para o espetáculo destaca seu potencial de ato criativo: de manifestação estética isolada a um programa estético-teatral marcado pela desinstitucionalização da Arte. Por esse viés, a diversificação de níveis de tensão constitui linhas de fuga em relação às categorias pré-existentes. Essas trajetórias propõem-se temporárias e em diálogo com certos resquícios de valores tradicionais, ainda que para o questionamento. A opção pelo termo blognovela exerce ação sobre o gênero teatro: se recusa a especificidade, paradoxalmente, recorre à forma diálogo e apresentação diante de uma plateia em tempo real ao menos uma vez. Destaca-se uma possível elaboração espetacular em que os relacionamentos entre as configurações tempo-espaço atuais e o gênero teatral dão-se em meio a camadas de tensão deliberadas e necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erlon Cherque Pinto, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.
Departamento de Artes Cenicas - Conjunto Humanístico - Campus I - Cidade Universitária
58059-900 - Joao Pessoa, PB - Brasil.

Ministra aulas para as disciplinas História do Teatro I e Tópicos Especiais em Teatro (2010). Em 2011, também responsável pela disciplina Metodologia do Trabalho Científico. Eleito Coordenador Pedagógico de acordo com Ata da 33a. Reunião de Departamento de 21 de março de 2011, fl. 54.

Downloads

Publicado

2012-03-01

Como Citar

Pinto, E. C. (2012). A blognovela de Gerald Thomas, possível tensionamento do gênero dramático. Cena, (10). https://doi.org/10.22456/2236-3254.23569

Edição

Seção

Artigos