INTERLOCUÇÕES ENTRE LA MULTIPLICACIÓN DRAMÁTICA - EDUARDO PAVLOVSKY - E O ARCO-ÍRIS DO DESEJO - AUGUSTO BOAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.109507

Resumo

Este artigo faz aproximações entre práxis teatrais desenvolvidas no contexto latino-americano de resistência aos regimes ditatoriais no século XX, nos âmbitos artístico, educacional, social e terapêutico, constituídas de poéticas políticas criadas por Eduardo Pavlovsky, na Argentina, e Augusto Boal, no Brasil. Essas epistemologias marcaram o pensamento estético e projetaram-se internacionalmente, uma vez que os autores foram exilados por suas expressões críticas e libertárias na área teatral. São trajetórias distintas que se aproximam especialmente pelo caráter de transformações sociais, políticas e interpessoais realizadas por estéticas de resistência na conjuntura das ditaduras latino-americanas. O argentino Pavlovsky desenvolve, entre outras importantes realizações, a abordagem La multiplicación dramática (1989), enquanto o brasileiro, partindo de seu Teatro do Oprimido, desenvolve O arco-íris do desejo: método Boal de teatro e terapia (1992), trabalhos que se assemelham por serem abordagens grupais terapêuticas que implicam mudanças psicossociais.

 

Palavras-chave

Teatro. Terapia Grupal. Resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Henrique de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando em Estética, Crítica e História das Artes Cênicas na Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Ouro Preto. Bacharel em Estudos Literários com habilitação em Língua Espanhola pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista Escala Estudantil, da Asociación Universitaria del Grupo Montevideo (AUGM) no curso de Teatro na Universidad de Playa Ancha (UPLA), Chile. Experiências na área de Historiografia das Artes Cênicas, Dramaturgia, Literatura, Tradução e Ensino de Língua Espanhola e Portuguesa como língua adicional.

Neide das Graças de Souza Bortolini, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Literatura Brasileira: literatura infantil. Doutorado em Artes na Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas de pesquisa: interfaces nos campos da literatura, teatro, imagem e educação. Professora Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto no Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, no Departamento de Artes Cênicas: Licenciatura. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas com o projeto de pesquisa Imagens no vazio, escrita e teatralidades.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

de Oliveira, D. H., & Bortolini, N. das G. de S. (2021). INTERLOCUÇÕES ENTRE LA MULTIPLICACIÓN DRAMÁTICA - EDUARDO PAVLOVSKY - E O ARCO-ÍRIS DO DESEJO - AUGUSTO BOAL. Cena, (34), 185–195. https://doi.org/10.22456/2236-3254.109507