NÃO-STILL LIFE: UM RETRATO-MOSAICO DE DIMITRIS PAPAIOANNOU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.105220

Resumo

O ensaio original "Non-Still Life: a Mosaic Portrait of Dimitris Papaioannou" oferece uma vista panorâmica da obra do pintor e coreógrafo grego Dimitris Papaoannou, desde sua iniciação artística até a turnê internacional de Still Life e foi escrito com base na apreciação e análise dos registros disponibilizados pela imprensa, pelo artista ou desenvolvidos pela própria autora. A apresentação que o precede, "O Mosaico-Dimitris de Aikaterini Delikonstantinidou" vem dar apoio à tradução, pontuando aspectos relevantes acerca do seu processo e organização em seis itens. Nas "Noções Preliminares", desenvolvem-se as figuras de linguagem presentes no título, que reiteram os objetivos da autora. Na "Introdução" são delineadas as conexões entre arte e vida que são aprofundadas no tópico seguinte, "O Corpo no Centro da Narrativa". Em "Trabalhos de larga escala em eventos esportivos", expectativas e contradições do artista são discutidas. Em "Coreografias da Existência", ressalta-se a síntese coreográfica conceitual que vai se desenvolvendo a partir de como o artista encara a recepção das peças e, finalmente, a autora reafirma nas "Notas Conclusivas" a multiplicidade e amplitude da produção do coreógrafo, associando-as a questões filosóficas relativas ao espetáculo do título.  

Palavras-chave

Dimitris Papaioannou. Teatro Grego Contemporâneo. Encenação Contemporânea. Coreografia. Teatro Físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ísis Arrais Padilha, Universidade de São Paulo - Mestranda

Bacharel em Direção Teatral e Mestranda no Programa de Pós Graduação no Departamento de Artes cênicas da ECA/USP -  teoria e prática do teatro - área de concentração texto e cena.

Sayonara Pereira, Universidade de São Paulo - Professora- Pesquisadora-Orientadora

Professora e pesquisadora na Universidade de São Paulo, onde dirige o grupo cênico LAPETT. Realizou sua formação em dança no Brasil, USA, mas foi a partir de convite da coreografa Susanne Linke que Pereira teve a oportunidade de estudar e viver na Alemanha (1985-2004) e assim se especializar em modern german dance. Autora de diferentes publicações na área de dança.

Downloads

Publicado

2021-04-20

Como Citar

Delikonstantinidou, A., Padilha, Ísis A., & Pereira, S. (2021). NÃO-STILL LIFE: UM RETRATO-MOSAICO DE DIMITRIS PAPAIOANNOU. Cena, (33), 130–143. https://doi.org/10.22456/2236-3254.105220

Edição

Seção

Conexões