DANÇA CORAL, DANÇA EM MULTIDÃO

Autores

  • Camila Simonin Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Faculdade Angel Vianna (FAV)
  • Lígia Losada Tourinho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.104244

Resumo

Tendo como objeto de estudo a Dança-Coral e os Coros de Movimento labanianos, o artigo parte da seguinte pergunta: as práticas de coralidade desenvolvidas por Rudolf Laban, sobretudo durante a década de 1930 na Alemanha, podem ser lidas como uma dança de massas? Nesse sentido, o estudo procura, em um primeiro momento, desenvolver o conceito de massa e traçar um panorama histórico do desenvolvimento da Dança-Coral e dos Coros de Movimento em seu auge no século passado. É abordado ainda o contraponto da dança de massas a uma dança de multidão, apoiada no conceito homônimo desenvolvido pelos filósofos Antonio Negri e Michael Hardt.


Palavras-chaves

Dança-Coral. Massa. Multidão. Rudolf Laban.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Simonin, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Faculdade Angel Vianna (FAV)

Camila Simonin é artista do movimento e diretora teatral. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Dança na UFRJ. Além disso, está em processo de conclusão no Curso de Pós-Graduação em Sistema Laban Bartenieff na Faculdade Angel Vianna, sob coordenação de Regina Miranda e Ana Bevilaqua. Possui ainda formação nas técnicas Suzuki e Viewpoints pela SITI Company, companhia dirigida por Anne Bogart, em Nova York.


Lígia Losada Tourinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lígia Tourinho é artista do movimento e coreógrafa. Professora Associada do Departamento de Arte Corporal e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Dança da UFRJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Dramaturgias do Corpo (CNPQ/UFRJ). Doutora e Mestre em Artes (UNICAMP). Bacharela em Artes Cênicas (UNICAMP). Analista do Movimento Laban/Bartenieff (CMA/LIMS/NYC).


Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Simonin, C., & Tourinho, L. L. (2020). DANÇA CORAL, DANÇA EM MULTIDÃO. Cena, (32), 221–232. https://doi.org/10.22456/2236-3254.104244