GEOGRAFIA DE RELAÇÕES: UM CONTINUUM INTERIOR-EXTERIOR NO CORPO

Autores

  • Vivian Vieira Peçanha Barbosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-3254.103911

Resumo

O artigo indaga a ideia de continuum interior-exterior a partir das noções labanianas de dance sense, movimento-pensamento, Impulso Interno [Antrieb] e Esforço como modo de refletir aspectos cruciais ao processo de criação coreográfica autoral de Reversa. Foco da pesquisa de doutorado defendida pela autora em 2019, Reversa traz como uma de suas questões o tensionamento entre dentro e fora, visível e invisível, ponto em que o pensamento de Rudolf Laban sobre as qualidades relacionais do corpo em sua visão holística se mostrou relevante. Destaco no texto a discussão sobre modos de compreender e complexificar a relação entre vida interior – em seus particulares movimentos, sensações, sentimentos, impressões – e gesto, fundamentada principalmente em aspectos pontuais do pensamento labaniano e na experiência pessoal com a criação e apresentação de Reversa.

 

Palavras-chaves

Dance sense. Movimento-pensamento. Impulso Interno. Esforço. Criação Coreográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Vieira Peçanha Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia

Artista da dança, docente na Graduação em Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com estágio doutoral na Middlesex University - Londres. Mestre em Ciência da Arte pela UFF e bacharel em Dança pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

Barbosa, V. V. P. (2020). GEOGRAFIA DE RELAÇÕES: UM CONTINUUM INTERIOR-EXTERIOR NO CORPO. Cena, (32), 106–114. https://doi.org/10.22456/2236-3254.103911