CICLOS E INICIAÇÕES - CAMINHOS DA INFÂNCIA EM "OS DA MINHA RUA", DE ONDJAKI

Autores

  • Pedro Eler Eiras University of Massachusetts, Amherst - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.47319

Palavras-chave:

literatura infanto-juvenil. literatura africana. literatura lusófona. memória. ciclo de contos

Resumo

A infância sempre foi um espaço de investigação para a literatura, onde, através de um processo artístico de investigação da memória, o autor reconstrói a infância, aderindo a esta uma completude e linearidade aos quais a memória não se subjuga. Em Os Da Minha Rua, do escritor angolano Ondjaki, a infância é encarada de forma diferente pelas seguintes razões: a fluência e fluidez entre a voz adulta e a voz da criança, a quebra das histórias em momentos isolados, e a aparente omissão de um amadurecimento ou transformação que caracterize-a como história de iniciação. Trata-se de uma nova maneira de encarar e descrever a infância na literatura, maneira que é analisada e estudada neste trabalho. Ao narrar histórias de sua infância em diversos contos aparentemente desconexos, mas que ao fim se unem na formação de uma noção e sensação de infância, Ondjaki apresenta um olhar para a infância diferente do que outros clássicos livros do gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Eler Eiras, University of Massachusetts, Amherst - PUC-Rio

Pedro Eiras é formado em Jornalismo pela UFRJ, onde estudou mundos virtuais, e em Literatura pela University of Massachusetts, Amherst, onde estudou literatura, teatro e se especializou em Film Studies. Já teve contos publicados no Brasil e no exterior, e adaptou para o teatro o clássico da literatura cabo-verdeana Os Flagelados do Vento Leste, de Manuel Lopes.

Downloads

Publicado

2015-01-15

Como Citar

EIRAS, P. E. CICLOS E INICIAÇÕES - CAMINHOS DA INFÂNCIA EM "OS DA MINHA RUA", DE ONDJAKI. Cadernos do IL, [S. l.], n. 49, p. 094–108, 2015. DOI: 10.22456/2236-6385.47319. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/47319. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários