Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma

Autores

  • Bruna Braga Silveira UFRGS
  • Bruna Sommer Farias UFRGS
  • Caroline Scheuer Neves UFRGS
  • Daniela Mittelstadt UFRGS
  • Christine Nicolaides UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.18920

Palavras-chave:

Autonomia, Estágio de Inglês, Aprendizagem de línguas

Resumo

Este é um trabalho de cunho qualitativo baseado em princípios etnográficos, cujo objetivoprincipal é acompanhar e compreender o processo de desenvolvimento de aprendizagem e ensinoautônomos. Os dados provêm de uma pesquisa intitulada “O Professor de Língua Inglesa e suaTrajetória em Direção ao Aprendizado e ao Ensino Autônomos”, que procura verificar o comportamentode cinco participantes em dois momentos – como alunos da disciplina de Prática de Ensino de LínguaInglesa de uma universidade particular em Porto Alegre, e como estagiários em escolas da rede públicaestadual. Para este trabalho, no entanto, descreveremos a experiência de apenas uma participante:Mariana1. Os resultados mostram o engajamento da participante em planejar e aplicar tarefassignificativas objetivando desenvolver a autonomia em seus aprendizes.

PALAVRAS-CHAVE: Autonomia – Estágio de Inglês – Aprendizagem de línguas

ABSTRACT: This paper is based on qualitive research with ethnographical principles, which aims tofollow and understand autonomy learning process development. The data come from a research projectentitled "The English teacher and his/her trajectory towards autonomous learning and teaching", whosemain objective is to verify the behavior of five participants at two occasions– as students during the intrainingteaching classes in a private university in Porto Alegre, and as student-teachers during their intrainingteaching period in state public schools. Nevertheless, for this paper we will be describing theexperience of only one participant: Mariana. Results show the participant commitment while planningand applying meaningful tasks which aim at her student’s autonomy development.

KEYWORDS: Autonomy – In-training period – Language learning

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Braga Silveira, UFRGS

Bolsista de IC – UFRGS.

Bruna Sommer Farias, UFRGS

Bolsista de IC – UFRGS.

Caroline Scheuer Neves, UFRGS

Bolsista de IC – UFRGS.

Daniela Mittelstadt, UFRGS

Bolsista BIC – UFRGS.

Christine Nicolaides, UFRGS

Doutora em Letras e professora adjunta – UFRGS.

Downloads

Publicado

2008-03-06

Como Citar

SILVEIRA, B. B.; FARIAS, B. S.; NEVES, C. S.; MITTELSTADT, D.; NICOLAIDES, C. Uma professora estagiária em sua caminhada em busca da aprendizagem autônoma. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 36, p. 98–110, 2008. DOI: 10.22456/2236-6385.18920. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/18920. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários