A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Ariele Helena Holz Nunes UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Elenita Tureck Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Marly Krüger de Pesce Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.93379

Palavras-chave:

Discurso, Prática Pedagógica, Violência.

Resumo

Objetiva-se por meio desse analisar a construção do discurso político-pedagógico acerca da dimensão da violência no aparato escolar, sobretudo, nas imediações da sala de aula.  Para tanto, o apoio teórico foi buscado em Foucault (2000), Fairclough (2008), Grice (1982), Orlandi (2001), entre outros. Considerando que na contemporaneidade os casos de violência envolvendo o corpo discente e docente da instituição escola estão crescendo em grande escala, foi questionado, especialmente, em que medida a violência verbal e não verbal interfere no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados sugerem que a escola enquanto espaço da diversidade recebe sujeitos com particularidades e pertencentes a realidades distintas, os quais apresentam condutas inadequadas durante os processos de interação com o outro e o mundo. 

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Biografia do Autor

Ariele Helena Holz Nunes, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Sociolinguística e Dialetologia, com ênfase em contato, variação e mudança linguística. Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade da Região de Joinville (2019). Além disso, atuou com como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, estando envolta pelas questões referentes à temática do letramento digital.

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC SP. Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Licenciada em Letras pela Universidade da Região de Joinville. Possui experiência na Educação Básica. É professora titular do curso de Letras em disciplinas como Linguística Aplicada e Metodologia em Língua Estrangeira, Estágio e Análise do Discurso e professora titular do Programa de Pós- Graduação em Educação da Univille. Coordenadora do projeto de extensão Edupaz. Realiza pesquisas sobre formação e trabalho docente, práticas educativas, análise crítica do discurso, uso das tecnologias digitais.

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Publicado

2019-10-29

Como Citar

HOLZ NUNES, A. H.; TURECK, G. E.; KRÜGER DE PESCE, M. A VIOLÊNCIA VERBAL E NÃO VERBAL: UM EMPECILHO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 59, p. 307–324, 2019. DOI: 10.22456/2236-6385.93379. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93379. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos