A ESCOLA E O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM A TERMINOLOGIA

Autores

  • Viviane Marques Barel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Regina Bevilacqua
  • Ana Eliza Pereira Bocorny

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.93315

Palavras-chave:

ensino básico, projetos escolares, conhecimento especializado, Terminologia.

Resumo

Alunos de ensino básico encontram, muitas vezes, dificuldades no entendimento de termos que fazem parte do repertório escolar e que estão presentes nos materiais utilizados em diferentes disciplinas. Percebe-se que, em geral, não há um trabalho específico no sentido de identificar tais dificuldades e de permitir que os estudantes acessem, compreendam e utilizem, efetivamente, essa linguagem tão pontual e concisa. Pensando nessa questão e enfocando alguns  princípios da  Terminologia, o artigo apresenta relatos de projetos escolares que propõem estratégias e recursos que possam servir de apoio a conteúdos especializados trabalhados em sala de aula. Os projetos relatados envolvem, principalmente, a reflexão, a reconstrução de conceitos e a ampliação da competência linguística dos estudantes. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Marques Barel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Letras -Português/Espanhol (PUC -1995), Especialista em Literatura Brasileira (PUC - 1997), Mestre em Letras (Teorias Linguísticas do Léxico - UFRGS-2014) e Doutoranda em Letras ( Lexicografia, Terminologia e Tradução: Relações Textuais - UFRGS). Tradutora Pública e Intérprete Comercial pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul (2010) . Realizou estudos de aperfeiçoamento em Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca/Espanha (1998) e foi aluna do Curso de Doutorado em Filologia Galega na Universidade de Vigo/Espanha (2001-2002). Foi professora substituta no curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2010) e, atualmente, leciona em instituições particulares de Ensino Fundamental e Médio.

Referências

ANDRADE, M. M. Conceito/definição em dicionários da língua geral e em dicionários de linguagens de especialidade. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 1, n. 10, 2000.

AUBERT, Francis Henrik. Introdução à metodologia da pesquisa terminológica bilíngue. São Paulo: Humanitas, 1996.

AULETE, Caldas. Aulete digital: o dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexicon, c2019. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em: 28 maio 2019.

BAGOT, R. E. Petit diccionario de ciência. Barcelona: L Abadia de Montserrat, 2012.

______. Construir para deconstruir y volver a construir: elaboración colaborativa de un diccionario escolar de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 32, n. 3, p. 571-590, 2014.

CABRÉ, M. T. Elementos para una teoría de la Terminología: hacia un paradigma alternativo. El Lenguaraz, Buenos Aires, v. 1, n. 1, p. 69-92, 1998.

______. La terminología: representación y comunicación: elementos para una teoría de base comunicativa y otros artículos. Barcelona: Institut Universitari de Lingüística Aplicada, Universitat Pompeu Fabra, 1999a.

CABRÉ, M. T. Una nueva teoria de la terminología: de la denominación a la comunicación. In: ______. La terminología: representacíon y comunicación. Barcelona: IULA, 1999b. p. 109-127.

CLUB LEXIC. Jugant a definir la ciència. Catalunya, 2018. Disponível em: http://defciencia.iula.upf.edu/index_esp.htm. Acesso em: 28 maio 2019.

DOEDERLEIN, João. O livro dos ressignificados. 1. ed. São Paulo: Paralela, 2017.

KRIEGER, M. G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004

LORENTE, M. Teoría e innovación en terminografía: la definición terminográfica. In: CABRÉ, M. T., FELIU, J. La Terminología científico-técnica: reconocimiento, análisis y extracción de información formal y semántica. Barcelona: Institut Universitari de Lingüística Aplicada, 2001.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2001.

RODRIGUES, Camila. Dicionário (José Paulo Paes). 2013. Disponível em: http://pequenidades.blogspot.com/search/label/Jos%C3%A9%20Paulo%20Paes. Acesso em: 28 maio 2019.

PAES, J. P. A revolta das palavras: uma fábula moderna. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1999.

SAGER, J. C. Curso práctico sobre el procesamiento de la terminología. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez/Pirámide, 1993.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

BAREL, V. M.; BEVILACQUA, C. R.; BOCORNY, A. E. P. A ESCOLA E O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM A TERMINOLOGIA. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 59, p. 30–51, 2019. DOI: 10.22456/2236-6385.93315. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93315. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos