FICÇÕES LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS: EL DESPERDICIO, DE MATILDE SÁNCHEZ, AMSTERDAM, DE IAN MCEWAN E LOS INGRÁVIDOS, DE VALERIA LUISELLI
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.92471Palavras-chave:
Romance contemporâneo, América Latina, Literatura performática.Resumo
Leitura em El desperdicio, de Matilde Sánchez (Argentina); Amsterdam, de Ian McEwan (England)e Los ingrávidos, de Valeria Luiselli (México) de pelo menos duas séries estruturais elaboradas com base nos efeitos causados por fantasmas, doenças e morte. Uma serie da organização textual que acompanha etéreos fantasmas culturais e afetivos e que deles se contamina. Outra serie, a que se pauta por desperdícios, fracassos e restos de promessas de glória descumpridas para orientar suas tramas e escolher a linguagem que emprega. Duas séries que se entrecruzam e potenciam.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Outros Espaços. Motta, Manoel Barros da (org.): Michel Foucault: Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Ed. Forense Universitária. Rio de Janeiro e São Paulo. Disponível em <http://escolanomade.org/wp-content/downloads/foucault-de-outros-espacos.pdf 17/02/2019>
KANZEPOLSKY, Adriana. La memoria justa y las promesas incumplidas: El desperdicio de Matilde Sánchez. Alea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 184-200, June 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2013000100012&lng=en&nrm=iso> Acesso em 18 fev. 2019.
LUISELLI, Valeria. Los ingrávidos. Madrid: Sexto Piso, 2011.
McEWAN, Ian. Amsterdam. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SÁNCHEZ, Matilde. El desperdício. Buenos Aires: Aguilar, Altea, Taurus, Alfaguara, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.