ENCENANDO A REALIDADE NA FICÇÃO: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE MARIA LUISA BOMBAL, CLARICE LISPECTOR E CÍNTIA MOSCOVICH

Autores

  • Fernanda de Mello Veeck *Graduação em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Área de Concentração: Estudos de Literatura; Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e Comparatismo), com ingresso em 2017; Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.91910

Palavras-chave:

Autoria feminina, Narrativas performáticas, Ficção contemporânea.

Resumo

Segundo Sara Ahmed, o afeto é indissociável de um projeto que tem como intuito a realização de um objeto artístico. De acordo com a autora, a relação, que não deixa de ser uma associação política entre “efeito e afeto” pode ser compreendida como um fenômeno que põe em contato quem cria, diretamente com sua interioridade, através do fazer artístico. Sendo assim, um autor revela o seu interior ao mundo exterior por meio dos objetos estéticos resultantes deste processo, como por exemplo, um texto literário. O presente analisa a passagem do pessoal para ao público, na ficção contemporânea de autoria feminina, observando os contos de Maria Luisa Bombal, Clarice Lispector e Cíntia Moscovich,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Mello Veeck, *Graduação em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Área de Concentração: Estudos de Literatura; Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e Comparatismo), com ingresso em 2017; Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

*Graduação em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em andamento  pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Área de Concentração: Estudos de Literatura; Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e Comparatismo), com ingresso em 2017; Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Referências

BAUMAN Z. Vida em fragmentos. Sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BOMBAL, Maria L. A última névoa. Tradução: Neide T. Maia González. São Paulo: Difel, 1985.

BOMBAL, Maria L. Obras completas. Compilladora: Lucía Guerra. Santiago de Chile: Editora Zig-Zag, 2016. E-book.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Tradução: Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

KRISTEVA, Julia. Sol Negro: depressão e melancolia. São Paulo: Editora Rocco, 1997.

LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo e outros contos. São Paulo: Ática, 1992.

MOREIRA, Carlos André. Entrevista: conheça a vida e a obra de Cíntia Moscovich, patrona da Feira do Livro 2016. Zero Hora, Porto Alegre, 24 out. 2016. Donna. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2016/10/entrevista-conheca-a-vida-e-a-obra-de-cintia-moscovich-patrona-da-feira-do-livro-2016-cjpl8m56k008pndcn2sw5vhmr.html //. Acesso em: 13 jul. 2018.

MOSCOVICH, Cíntia. Anotações durante o incêndio. Porto Alegre: L&PM, 2001.

MOSCOVICH, Cíntia. Bonita como a lua. Rio de Janeiro: Agência Riff, 2018. E-book.

RAVETTI, Graciela. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Poslit, 2002.

SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

VEECK, F. de M. ENCENANDO A REALIDADE NA FICÇÃO: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE MARIA LUISA BOMBAL, CLARICE LISPECTOR E CÍNTIA MOSCOVICH. Cadernos do IL, [S. l.], n. 58, p. 7–28, 2019. DOI: 10.22456/2236-6385.91910. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/91910. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários