ENCENANDO A REALIDADE NA FICÇÃO: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE MARIA LUISA BOMBAL, CLARICE LISPECTOR E CÍNTIA MOSCOVICH
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.91910Palavras-chave:
Autoria feminina, Narrativas performáticas, Ficção contemporânea.Resumo
Segundo Sara Ahmed, o afeto é indissociável de um projeto que tem como intuito a realização de um objeto artístico. De acordo com a autora, a relação, que não deixa de ser uma associação política entre “efeito e afeto” pode ser compreendida como um fenômeno que põe em contato quem cria, diretamente com sua interioridade, através do fazer artístico. Sendo assim, um autor revela o seu interior ao mundo exterior por meio dos objetos estéticos resultantes deste processo, como por exemplo, um texto literário. O presente analisa a passagem do pessoal para ao público, na ficção contemporânea de autoria feminina, observando os contos de Maria Luisa Bombal, Clarice Lispector e Cíntia Moscovich,
Downloads
Referências
BAUMAN Z. Vida em fragmentos. Sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BOMBAL, Maria L. A última névoa. Tradução: Neide T. Maia González. São Paulo: Difel, 1985.
BOMBAL, Maria L. Obras completas. Compilladora: Lucía Guerra. Santiago de Chile: Editora Zig-Zag, 2016. E-book.
KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Tradução: Maria Carlota Carvalho Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
KRISTEVA, Julia. Sol Negro: depressão e melancolia. São Paulo: Editora Rocco, 1997.
LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo e outros contos. São Paulo: Ática, 1992.
MOREIRA, Carlos André. Entrevista: conheça a vida e a obra de Cíntia Moscovich, patrona da Feira do Livro 2016. Zero Hora, Porto Alegre, 24 out. 2016. Donna. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2016/10/entrevista-conheca-a-vida-e-a-obra-de-cintia-moscovich-patrona-da-feira-do-livro-2016-cjpl8m56k008pndcn2sw5vhmr.html //. Acesso em: 13 jul. 2018.
MOSCOVICH, Cíntia. Anotações durante o incêndio. Porto Alegre: L&PM, 2001.
MOSCOVICH, Cíntia. Bonita como a lua. Rio de Janeiro: Agência Riff, 2018. E-book.
RAVETTI, Graciela. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Poslit, 2002.
SAID, Edward. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução: Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.