UNIDADES FRASEOLÓGICAS ESPECIALIZADAS EVENTIVAS NO ÂMBITO DA RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE BENS MATERIAIS EM SUPORTE PAPEL: ESTUDO PILOTO

Autores

  • Manuela Arcos Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83303

Palavras-chave:

fraseologia especializada, unidades fraseológicas especializadas, terminologia

Resumo

Este trabalho trata das Unidades Fraseológicas Especializadas Eventivas (UFE eventivas) e tem como objetivo propor uma metodologia para sua identificação em corpora textuais da linguagem da área de Conservação e Restauração de bens materiais em suporte papel em língua espanhola.  As UFE eventivas estão conformadas por um Núcleo Eventivo (verbo, particípio ou nome derivado de um verbo) e por um Núcleo Terminológico (simples ou sintagmático) e se caracterizam por transmitir ações e processos especializados de um âmbito do conhecimento. Como metodologia, pesquisamos os cinco termos de maior keyness score no corpus textual a fim de extrair seus colocados e, assim, estabelecer um método de identificação e extração das UFE eventivas que esses termos conformam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Arcos Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na subárea de Lexicografia, Terminologia e Tradução.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

MACHADO, M. A. UNIDADES FRASEOLÓGICAS ESPECIALIZADAS EVENTIVAS NO ÂMBITO DA RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE BENS MATERIAIS EM SUPORTE PAPEL: ESTUDO PILOTO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 56, p. 160–175, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83303. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83303. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos