A “POÉTICA DO INVISÍVEL” EM BABILÔNIA 2000, DE EDUARDO COUTINHO: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS CIDA, FÁTIMA, DJANIRA E CONCEIÇÃO.

Autores

  • Rafael de Almeida Moreira Centro Universitário do Sul de Minas
  • Cilene Margarete Pereira Universidade Vale do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83148

Palavras-chave:

cinema documentário, Eduardo Coutinho, “poética do invisível”

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise do documentário Babilônia 2000 (2000), de Eduardo Coutinho, a partir do que chamamos de “poética do invisível”, alicerçada na trajetória estético-política do diretor, que sempre privilegiou, em seus filmes, a reflexão sobre os excluídos sociais, ouvindo-lhes e dando-lhes visibilidade através de seu dispositivo fílmico. A expressão se refere a uma forma de tornar visível (pelo cinema documental) o que é invisível socialmente, evidenciando a arte como lugar de problematização e reflexão sobre a existência, assegurando-lhe uma função de fundamental importância no mundo, sobretudo no contemporâneo, no qual a exclusão (social, tecnológica, política) parece ter se tornado um lugar comum. Para tanto, selecionamos as personagens Fátima Gomes Pereira (Fátima), Maria Aparecida Alves (Cida), Djanira Santos Alves (Djanira), Conceição Ferreira da Silva (Conceição), entendendo que o modo como são concebidas, como personagens, pela estrutura fílmica de Coutinho, revelam melhor o que chamamos de sua “poética do invisível”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Almeida Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso pela Universidade Vale do Rio Verde (2018). Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC - MG (2010). Graduação em Produção Audiovisual pela Universidade Vale do Rio Doce (2008). Curso técnico em Informática pela ETEIT-UNIVALE (2004). Atualmente é Professor Universitário no Grupo UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas. Já atuou como Diretor de Imagem, Editor de VT (Jornalístico e Comercial Publicitário) Gerente de Programação e Supervisor de Operações nas seguintes emissoras: TV UNIVALE (Universidade Vale do Rio Doce), TV Alterosa Leste de Minas Gerais (SBT), TV Alterosa Sul e Sudoeste de Minas Gerais (SBT) e Recminas (RECORD). Dirigiu mais de 240 obras audiovisuais diversas como: institucionais, videoclipes, programas de TV, curta-metragem e teasers, sendo 170 obras publicitárias audiovisuais para televisão (VTs comerciais com registro no sistema digital da ANCINE). Possui registro profissional nº 6.358/MG nas funções: Coordenador de Programação, Diretor de Programas, Editor de VT e Diretor de Imagem de acordo com a Lei nº 9.610 que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Radialista/Profissionais de TV. Registro profissional nº 16.259-MG na profissão de Jornalista. Registro no sistema digital da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Tem experiência nas áreas de comunicação e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: produção audiovisual, publicidade, jornalismo, televisão, vídeo digital, tecnologia educacional, cibercultura e internet. 

Cilene Margarete Pereira, Universidade Vale do Rio Verde

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996-1999), Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2004), Doutorado em Teoria e História Literária, também pela Universidade Estadual de Campinas (2004-2008) e Pós-Doutorado em História Social da Cultura pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (2011-2013). Líder do grupo de pesquisa Minas Gerais - diálogos, com sede na Universidade Vale do Rio Verde, e Editora da Revista RECORTE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria e História Literária, atuando principalmente em temas relativos à prosa e à poesia brasileira e portuguesa do século XIX e XX. Nesse campo de atuação, destacam-se a ficção machadiana e a construção de personagens e narradores, temas estudados na dissertação de Mestrado e na tese de Doutorado, e obras de autores mineiros, como o contista João Alphonsus e o sambista Geraldo Pereira. É autora de A assunção do papel social em Machado de Assis: uma leitura do Memorial de Aires (2007), publicado em parceria com a FAPESP, de Jogos e Cenas do Casamento (2011) e organizadora dos livros Minas Gerais - Diálogos: Estudos de Literatura e Cultura (2013) e Linguagem, Discurso e Cultura (2012) e de vários artigos publicados em periódicos especializados. Atualmente, é professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira do Mestrado em Letras da Universidade Vale do Rio Verde e Coordenadora do Programa.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

MOREIRA, R. de A.; PEREIRA, C. M. A “POÉTICA DO INVISÍVEL” EM BABILÔNIA 2000, DE EDUARDO COUTINHO: UMA ANÁLISE DAS PERSONAGENS CIDA, FÁTIMA, DJANIRA E CONCEIÇÃO. Cadernos do IL, [S. l.], n. 57, p. 232–246, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83148. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83148. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários