O TRAUMA PRECISA VIRAR FICÇÃO: UM OLHAR SOBRE O TEOR TESTEMUNHAL DA OBRA K: RELATO DE UMA BUSCA, DE BERNARDO KUCINSKI

Autores

  • Pamella T. Souza de Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.83140

Palavras-chave:

Autoficção. Trauma. Testemunho.

Resumo

Este trabalho objetiva estabelecer uma reflexão da autoficção a partir das teorias do testemunho e da abordagem do trauma enquanto material narrativo. Segundo a teoria levantada por Seligman-Silva de que o episódio traumático encontra na imaginação e na narrativa um bom aporte para a se expressar, objetivou-se analisar a obra de Bernardo Kucinski, K – Relato de uma busca (2011) buscou-se retomar trechos do romance para, à luz das teorias citadas, observar como ele se afasta ou se aproxima do gênero autoficcional. Aqui, sob a luz das teorias que cercam a narrativa testemunhal, busquei analisar a questão pungente do luto e o trauma na escrita, abordando ainda a construção da autoficção e como ela vem, atualmente, se tornando comum enquanto narrativa de episódios traumáticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pamella T. Souza de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Estudos Literários, na linha de pesquisa Poéticas da Modernidade, na Universidade Federal de Goiás, sob orientação da Prof. Drª Renata Rocha Ribeiro. Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na dissertação procurou analisar o conceito de autoficção na literatura brasileira contemporânea e como o termo caminha ao lado do fenômeno do retorno do autor na crítica atual. Graduada em Letras - habilitação em Língua Portuguesa e respectivas Literaturas - pela mesma instituição (2013), quando, de 2009 a 2012, participou do grupo de Iniciação Científica Escritas de Si no Brasil, coordenado pela professora Drª Jovita Maria Gerhein Noronha.

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

OLIVEIRA, P. T. S. de. O TRAUMA PRECISA VIRAR FICÇÃO: UM OLHAR SOBRE O TEOR TESTEMUNHAL DA OBRA K: RELATO DE UMA BUSCA, DE BERNARDO KUCINSKI. Cadernos do IL, [S. l.], n. 57, p. 64–78, 2018. DOI: 10.22456/2236-6385.83140. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83140. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários