DIGRESSÕES, PARÁFRASES E REPETIÇÕES NA MANUTENÇÃO DE TÓPICOS DISCURSIVOS

Autores

  • Vanessa Hagemeyer Burgo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Carmen Lucia Milito Douran Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas. Professora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos
  • Flávia Monteiro do Amaral Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67880

Palavras-chave:

Digressão, Paráfrase, Repetição, Tópico Discursivo.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as digressões, paráfrases e repetições empregadas para a manutenção dos tópicos discursivos em uma entrevista televisiva. O aporte teórico está fundamentado nos conceitos da Análise da Conversação, e o corpus é formado da transcrição de uma entrevista com o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, exibida no programa “De frente com Gabi”, transmitida pela emissora de televisão SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Como a entrevista ocorre face a face, e parte do planejamento é local (concomitante com sua execução), esses mecanismos funcionam como importantes estratégias de interação e argumentação no texto falado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Hagemeyer Burgo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Vanessa Hagemeyer Burgo é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Estudos da Linguagem pela mesma universidade. É pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas. 

Carmen Lucia Milito Douran, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas. Professora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Três Lagoas. É professora da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Atua na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa.

Flávia Monteiro do Amaral, Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

BURGO, V. H.; DOURAN, C. L. M.; AMARAL, F. M. do. DIGRESSÕES, PARÁFRASES E REPETIÇÕES NA MANUTENÇÃO DE TÓPICOS DISCURSIVOS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 109–129, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67880. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67880. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários