AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: DISCUSSÕES E REFLEXÕES A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67791

Palavras-chave:

formação inicial, contexto, interação, avaliação

Resumo

Este trabalho objetiva discutir e refletir sobre o meu agir docente em duas experiências profissionais na disciplina de Língua Portuguesa, com relação ao tipo de avaliação da aprendizagem escolar adotada por mim nas duas escolas e turmas, evidenciando a hipótese de que o contexto, a interação professor-aluno e a formação inicial dos licenciados refletem no tipo de avaliação da aprendizagem adotada pelo professor e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como principal resultado, é possível afirmar que a hipótese que sustentou este trabalho foi confirmada. Concluiu-se que esses fatores só poderão ser alterados, futuramente, se a formação inicial dos licenciados articular mais fortemente teoria e prática para que o professor possa ser ativo no contexto escolar em que atua.

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Biografia do Autor

Luciane Carlan da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Letras - Estudos Linguísticos

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

CARLAN DA SILVEIRA, L. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: DISCUSSÕES E REFLEXÕES A PARTIR DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM LÍNGUA PORTUGUESA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 479–493, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67791. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67791. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários