INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN

Autores

  • Camila Haus Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67155

Palavras-chave:

ILF, aprendiz, implicações pedagógicas

Resumo

Buscando compreender a presença da língua inglesa no mundo em uma perspectiva educacional, professores investigam as implicações pedagógicas de se considerar o Inglês como Língua Franca (ILF). Nestes estudos, torna-se fundamental explorar contextos locais. O presente trabalho reflete a respeito das percepções dos alunos, considerando-se a função do ILF com base em Matsuda & Friedrich (2011), Pennycook (2008), Jordão (2014) e outros. Quatro aprendizes de inglês do Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná participaram de entrevistas semi-estruturadas que buscavam identificar suas ideias e representações sobre esta língua. Através de uma análise qualitativa, foi possível refletir sobre as implicações destas crenças em sala de aula, apontando possíveis caminhos para o desenvolvimento de abordagens de ensino de ILF.

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Biografia do Autor

Camila Haus, Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

HAUS, C. INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 231–251, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67155. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67155. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários