INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: OBJETIVOS E CRENÇAS DE APRENDIZES BRASILEIROS DO CELIN
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.67155Palavras-chave:
ILF, aprendiz, implicações pedagógicasResumo
Buscando compreender a presença da língua inglesa no mundo em uma perspectiva educacional, professores investigam as implicações pedagógicas de se considerar o Inglês como Língua Franca (ILF). Nestes estudos, torna-se fundamental explorar contextos locais. O presente trabalho reflete a respeito das percepções dos alunos, considerando-se a função do ILF com base em Matsuda & Friedrich (2011), Pennycook (2008), Jordão (2014) e outros. Quatro aprendizes de inglês do Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná participaram de entrevistas semi-estruturadas que buscavam identificar suas ideias e representações sobre esta língua. Através de uma análise qualitativa, foi possível refletir sobre as implicações destas crenças em sala de aula, apontando possíveis caminhos para o desenvolvimento de abordagens de ensino de ILF.Downloads
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