TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Ana Cristina Franz Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.36640

Palavras-chave:

texto, diferentes territórios, práxis pedagógica.

Resumo

Este trabalho está centrado na discussão sobre o texto, o tratando como um objeto teórico, o qual pode ser abordado sob diferentes pontos de vista no âmbito dos estudos da linguagem. Portanto, construímos nosso corpus de análise a partir do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha e do texto “O mundo mágico das crianças”, sob autoria de uma estudante da rede pública estadual de Porto Alegre. Ambos foram analisados mediante o arsenal teórico da Linguística Textual, da Teoria da Enunciação e da Análise do Discurso, de linha francesa, marcando os possíveis deslocamentos sobre os estudos textuais que se instauram nestes diferentes territórios e pensando de que modo tais estudos estão intrincados com a práxis pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

FRANZ RODRIGUES, A. C. TEXTO E LINGUAGEM: DESLOCAMENTOS E POSSIBILIDADES. Cadernos do IL, [S. l.], n. 48, p. 144–158, 2014. DOI: 10.22456/2236-6385.36640. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/36640. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários