UMA RELEITURA DE “O NAVIO NEGREIRO” E “UM ÍNDIO”: RECONSTRUÇÃO TEXTUAL E GÊNERO EMERGENTE

Autores

  • Rafael Batista Andrade Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gláucia Muniz Proença Lara Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35968

Palavras-chave:

Temas, Figuras. Canção, Poema

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar uma canção e um poema que, juntos, assumem uma nova configuração. Para a análise dos textos, utilizamos as ferramentas teórico-metodológicas da Semiótica Francesa (ou Greimasiana), bem como a noção de gêneros do discurso de M. Bakhtin. Com isso, buscamos compreender a complexidade do processo de significação de dois textos que se entrelaçam e resultam num terceiro texto. Esperamos que, com o presente trabalho, possamos contribuir para o estudo de questões não apenas relacionadas à transgressão de gêneros e à teoria semiótica da canção, mas também para a questão dos gêneros emergentes, particularmente, na esfera da literatura.

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Biografia do Autor

Rafael Batista Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento: Letras. Área: Linguística do Texto e do Discurso.

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Publicado

2013-05-14

Como Citar

ANDRADE, R. B.; LARA, G. M. P. UMA RELEITURA DE “O NAVIO NEGREIRO” E “UM ÍNDIO”: RECONSTRUÇÃO TEXTUAL E GÊNERO EMERGENTE. Cadernos do IL, [S. l.], n. 46, p. 171–191, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35968. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35968. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários