OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.28116Palavras-chave:
Livros didáticos, Autenticidade, Interdisciplinaridade, Linguística AplicadaResumo
A discussão em torno da autenticidade dos diálogos e da autonomia de aprendizagem presentes nos livros de inglês constitui ponto de partida para nossas reflexões. Ao longo da exposição, argumentamos sobre o papel de ambos na competência comunicativa dos aprendizes. O estudo revela a necessidade de se pensar nas problematizações inerentes à temática, uma vez que dela procede a uma definição de aprendiz centrado, indiviso e consciente de seus atos, associada à noção de competência que pressupõe controle, domínio e auto-regulação (NEVES, 2006). Em contraponto, por um viés interdisciplinar, os aprendizes são observados como sujeitos descentrados e desejantes, em contato-confronto com a língua estrangeira ao passarem por um deslocamento identitário quando da sua aprendizagem (BERTOLDO, 2003; CORACINI, 2003).Downloads
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