NOTÍCIAS ESPORTIVAS DECLARATIVAS E ATRIBUITIVAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Letícia Oliveira de Lima Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ananda Faccin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.28022

Palavras-chave:

Linguagem, Gramática Sistêmico-Funcional, genêro textual

Resumo

Objetiva-se, neste trabalho, analisar aspectos léxico-gramaticais de notícias esportivas online, publicadas no jornal Estadão.com, a fim de verificar e comparar estruturas de base declarativa e atribuitiva das notícias. Os pressupostos teóricos são: categorias do sistema de transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004) e modos discursivos do acontecimento midiático (CHARAUDEAU, 2010). Após a coleta de dez notícias esportivas, realizou-se a descrição do sistema de transitividade, a identificação e a análise das estruturas léxico-gramaticais, as quais permitiram a classificação dessas notícias esportivas em declarativas (nos termos de Sinclair, 1988) e atribuitivas (adaptação proposta a partir de Kurtz, 2011). Portanto, nas notícias classificadas como declarativas predominam fatos relatados e nas notícias classificadas como atribuitivas predominam ditos relatados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Oliveira de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Letras Português/Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria, integrante do grupo de pesquisa Linguagem como Prática Social e do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) da Universidade Federal de Santa Maria.

Ananda Faccin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Letras- Português e Literaturas; bolsista PIBIC/CNPq, integante do projeto guarda-chuva Gramática Sistêmico-Funcional da língua portuguesa para análise de representações sociais, coordenado pela professora orientadora (FUZER, 2009 – GAP/CAL 025406); integrante da linha de pesquisa Linguagem no contexto social e do GRPesq Linguagem como prática social  e do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) da Universidade Federal de Santa Maria.

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

DE LIMA, L. O.; FACCIN, A.; FUZER, C. NOTÍCIAS ESPORTIVAS DECLARATIVAS E ATRIBUITIVAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. Cadernos do IL, [S. l.], n. 44, p. 203–224, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.28022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28022. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários