A DISCURSIVIZAÇÃO DA "MÚSICA BREGA" EM PARALELO COM O CONCEITO DE KITSCH

Autores

  • Lucas Martins Gama Khalil Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Mestrando em Estudos Linguísticos)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.27755

Palavras-chave:

Enunciado, Discurso, Brega, Kitsch

Resumo

O trabalho ora apresentado pretende discutir as relações discursivas que podem ser estabelecidas entre a dispersão do conceito de “brega”, quando utilizado no âmbito da música popular, e a formulação do conceito de kitsch, desenvolvida por Abraham Moles em seu livro intitulado “O kitsch”, obra recorrentemente trazida à tona nas áreas de Comunicação, Artes, Literatura e Sociologia. Tal abordagem será realizada a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso francesa, mobilizando-se, sobretudo, o conceito de enunciado/ função enunciativa para Michel Foucault, que permite a análise das regularidades enunciativas referentes ao emprego dos dois termos conceituais – “brega” e “kitsch” no interior de dadas formações discursivas.

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Biografia do Autor

Lucas Martins Gama Khalil, Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Mestrando em Estudos Linguísticos)

Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista da CAPES.

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

KHALIL, L. M. G. A DISCURSIVIZAÇÃO DA "MÚSICA BREGA" EM PARALELO COM O CONCEITO DE KITSCH. Cadernos do IL, [S. l.], n. 44, p. 135–148, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.27755. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/27755. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários