SILENCIAMENTO DOS SENTIDOS: USO DO TEXTO LITERÁRIO APENAS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA

Autores

  • Francisco Neto Pereira Pinto UFT
  • Hilda Dutra Gomes Magalhães UFT

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.24993

Palavras-chave:

Direito à literatura – Letramento literário – Livro didático

Resumo

Nosso objetivo consiste em analisar, sob a ótica dos estudos do letramento literário, uma unidade do livro didático alfabetização: série Brasil, de Bonini (2007). Para tanto, assumimos como conceito de letramento literário o desenvolvimento de habilidades indispensáveis à formação do leitor de literatura tais como a percepção estética, a sensibilidade e a imaginação. Durante a análise da cartilha, percebemos, entretanto, que o texto literário foi utilizado mais como instrumento para facilitar a aquisição da habilidade de reconhecimento do código linguístico e a decifração de caracteres do que para se alargar a sensibilidade a explorar a construção de sentido, o que caracteriza uma exploração inadequada desse gênero textual na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Neto Pereira Pinto, UFT

Mestrando em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação Letras da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

Hilda Dutra Gomes Magalhães, UFT

Doutora em Teoria Literária, com pós-doutorado na Universidade de Paris III e na École des Hautes Études em Sciences Sociale; Profª. do Curso de Letras, Campus de Araguaína, Universidade Federal de Tocantins, UFT.

Downloads

Publicado

2011-12-16

Como Citar

PINTO, F. N. P.; MAGALHÃES, H. D. G. SILENCIAMENTO DOS SENTIDOS: USO DO TEXTO LITERÁRIO APENAS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 38, p. 88–97, 2011. DOI: 10.22456/2236-6385.24993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24993. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários