UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS

Autores

  • Ye Li UFRGS
  • Liana Bairros de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.24980

Palavras-chave:

Autonomia – Práticas de ensino – Diferenças culturais

Resumo

Graças às perspectivas de desenvolvimento futuro, o Brasil, cada vez mais, recebe estrangeiros em busca de conhecimento, tanto cultural, quanto linguístico. Alunos orientais são exemplos disso. Visando a uma melhor preparação para um mundo globalizado, eles atravessam fronteiras. Mas, levando-se em conta conflitos entre culturas e práticas de ensino tão diferentes, pode-se perguntar se seriam esses alunos capazes de se tornarem aprendizes autônomos ao frequentar aulas de Projeto. Segundo Little e Dam (1998), para muitos autores, autonomia é uma prática ocidental. Entretanto, acredita-se na existência de universais humanos, que os seres humanos teriam uma tendência a buscar autonomia dentro dos limites impostos por sua inevitável interdependência. Baseando-se nisso, através de entrevistas, questionários e observações de aulas de Projeto do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) do Instituto de Letras – UFRGS, esta pesquisa propôs-se a responder tal questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ye Li, UFRGS

Mestre em Linguística Aplicada (UFRGS) e doutoranda em Estudos da Tradução (bolsista PEC-PG CAPES), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Liana Bairros de Souza

Mestre em Teoria e Análise Linguística – Morfologia e Fonologia (UFRGS), especialista em Língua Inglesa (UNILASALLE), especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (FATEC-RS) e Speaking Examiner na University of Cambridge ESOL Examinations

Downloads

Publicado

2011-12-16

Como Citar

LI, Y.; DE SOUZA, L. B. UM CAMINHO PARA AUTONOMIA DOS ALUNOS ORIENTAIS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 38, p. 3–21, 2011. DOI: 10.22456/2236-6385.24980. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24980. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários