INFERÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DE QUESTÕES INTERPRETATIVAS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA

Autores

  • Jéssica Colvara Chacon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.24908

Palavras-chave:

Inferências textuais ─ Teoria da Relevância ─ Livro Didático

Resumo

A interpretação de texto é uma atividade que envolve, além da decodificação, a realização de processos inferenciais. Considerando que os Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem que ler é mais do que decodificar e que os livros didáticos têm procurado explorar de modo mais amplo a interpretação de texto, o artigo pretende analisar um trecho de um texto de um livro didático de Língua Portuguesa a partir da Teoria da Relevância. Além disso, pretende avaliar a qualidade das questões de interpretação de texto sobre o trecho analisado. Operacionalizando o processo de compreensão conforme os fundamentos teóricos, concluímos que o material analisado permite a exploração dos implícitos textuais.

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Publicado

2012-01-20

Como Citar

CHACON, J. C. INFERÊNCIAS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DE QUESTÕES INTERPRETATIVAS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DA TEORIA DA RELEVÂNCIA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 40, p. 161–174, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.24908. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/24908. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários