MANIFESTAÇÕES DO DUPLO EM “PALHAÇO DA BOCA VERDE”
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.22703Palavras-chave:
João Guimarães Rosa – Conto – DuploResumo
RESUMO: O presente trabalho objetiva apresentar uma leitura de “Palhaço da boca verde”, do livro Tutaméia (Terceiras Estórias), sob a perspectiva do duplo. São três os artistas que fazem parte do enredo, compondo a complexa situação de um triângulo amoroso: Mema Verguedo, X. Ruysconcellos e Ona Pomona. Tais personagens – cada qual à sua maneira – são seres cindidos. No que se refere à X. Ruysconcellos, sob a pele do palhaço Ritripas, este procura fugir da realidade. No que diz respeito às figuras femininas, uma atua como o alter ego da outra. Embora X. Ruysconcellos demonstre inicial interesse por Ona Pomona, ao final da narrativa, ele descobre ser Mema Verguedo a sua metade faltante. Neste momento, cada um dos amantes reencontra a sua própria androginia.
ABSTRACT: This essay analyses the short story “Palhaço da boca verde”, presented in the book Tutaméia (Terceiras Estórias), under the perspective of the double. Mema Verguedo, X. Ruysconcellos and Ona Pomona are the three artists who take part in the plot, composing a complex situation of a love triangle. These characters – each one in a different way – are divided beings. Regarding X. Ruysconcellos, by playing the role of the clown Ritripas, he tries to escape from reality. With reference to the female figures, one acts as the alter ego of the other. Although X. Ruysconcellos shows initial interest to Ona Pomona, at the end of the narrative, he discovers that Mema Verguedo is his missing half. In this moment, both lovers meet again their own androgyny.
KEY-WORDS: João Guimarães Rosa – Short story – Double
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