Uma semântica unificada para o prefixo des- no Português
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.128514Resumo
Este artigo propõe uma semântica unificada para o prefixo des-, buscando derivar suas diversas interpretações, nos domínios verbal, nominal e adjetival, a partir de uma operação básica sobre estrutura escalar da base. Ao demonstrar que as distintas interpretações de des- podem ser derivadas de um significado básico, esta análise enfraquece o conteúdo empírico da hipótese de que os prefixos do português impõem uma subcategorização estrita sobre as suas bases. Numa interpretação dessa hipótese, ela levaria à proposição de ao menos três prefixos homônimos para dar conta dos usos de des-. Esta análise mostra que um só prefixo, de aplicação transcategorial é suficiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Emanuel Souza de Quadros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.