Tautologias e metáforas em português: uma investigação pragmática e aplicação ao ensino

Autores

  • Marcus Vinícius Ramos Vieira Universidade Federal Fluminense
  • Tainã Amaro Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Sanchez-Mendes Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo discute noções pragmáticas da língua portuguesa e apresenta algumas sugestões de tratamento do tema no ensino. O texto trata de sentenças tautológicas como Amor é amor e metafóricas como Meredith é o sol. Antes de oferecer uma proposta didática, sugerimos um avanço na discussão teórica em dois pontos. Primeiramente, propomos que as tautologias sejam analisadas não apenas como casos de implicaturas conversacionais particularizadas, mas também como desencadeadoras de implicaturas conversacionais generalizadas que apresentam em comum uma interpretação de indiscernibilidade. Em seguida, aprofundamos a definição formal de metáfora discutindo mais amplamente a noção de literal com a noção de convenção e não apenas de interpretação denotativa composicional. Finalmente, duas propostas didáticas são descritas em detalhes retomando as propostas teóricas.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

VIEIRA, M. V. R. .; AMARO, T. .; SANCHEZ-MENDES, L. . Tautologias e metáforas em português: uma investigação pragmática e aplicação ao ensino. Cadernos do IL, [S. l.], n. 63, p. 108–145, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/128505. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos