O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.103003

Palavras-chave:

leitura, cognição, Enem

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir, com base na perspectiva sociocognitiva-interacionista, sobre o processamento cognitivo da leitura de uma proposta de redação do Enem considerando os conhecimentos demandados em tal situação de interação. A partir de uma pesquisa qualitativa, propõe-se uma análise descritivo-interpretativa sob o viés do paradigma interpretativista, sustentada em revisão bibliográfica e motivada por experiências da professora-pesquisadora. Os resultados apontam que a leitura da proposta de redação envolve uma atividade sociocognitivamente complexa, que movimenta a ativação dinâmica de conhecimentos diversos (linguísticos, enciclopédico, situacional, sociocultural e interacional) imprescindíveis para a compreensão do texto.

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Biografia do Autor

Alcione Tereza Corbari, Unioeste

Doutora em Letras e Linguística pela UFBA. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

CORBARI, A. T. O processamento cognitivo na leitura de uma prova de redação do Enem. Cadernos do IL, [S. l.], n. 61, p. 131–160, 2020. DOI: 10.22456/2236-6385.103003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/103003. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos