Homens livres e pobres e seus afetos em <i>Paulo</i>, romance de Bruno Seabra
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.101130Palavras-chave:
Bruno Seabra, Paulo, realismo formal.Resumo
Procurando resgatar obra e autor, este trabalho analisa a visão circunstancial da vida presente em Paulo (1973 [1861]), romance de Bruno Henrique de Almeida Seabra. Os aspectos abordados, enquanto elementos constitutivos da individualidade de algumas de suas personagens, de acordo com o espaço e tempo em que se manifestam, são: a espacialização, a passagem do tempo, a educação, o trabalho, o dinheiro, o cotidiano familiar e o casamento. A partir da análise de fontes primárias e da contextualização de suas materialidade e circulação, exploram-se procedimentos ficcionais de Paulo que refratam a realidade sócio-histórica que figura, a saber, a do Brasil do início da primeira metade do século XIX.
Downloads
Referências
A MARMOTA. A Marmota na Corte, Rio de Janeiro, a. 1, n. 1, p. 1-2, 7 set. 1849.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1235, p. 1-4, 1 fev. 1861a.
A MARMOTA. A Marmota. Rio de Janeiro, a. 12, n. 1236, p. 1-4, 5 fev. 1861b.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1237, p. 1-4, 8 fev. 1861c.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1238, p. 1-4, 12 fev. 1861d.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1239, p. 1-4, 15 fev. 1861e.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1240, p. 1-4, 19 fev. 1861f.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1241, p. 1-4, 22 fev. 1861g.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1242, p. 1-4, 26 fev. 1861h.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1243, p. 1-4, 1 mar. 1861i.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1244, p. 1-4, 5 mar. 1861j.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1245, p. 1-4, 8 mar. 1861k.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1246, p. 1-4, 12 mar. 1861l.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1247, p. 1-4, 15 mar. 1861m.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1249, p. 1-4, 22 mar. 1861n.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1250, p. 1-4, 26 mar. 1861o.
A MARMOTA. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1253, p. 1-4, 5 abr. 1861p.
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Flores e frutos: poesias por Bruno Seabra. Diario do Rio de Janeiro, a. 42, n. 178, p. 1, 30 jun. 1862.
BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Dicionário bibliográfico brasileiro. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura, 1870.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880. 14. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2013.
GODOI, Rodrigo Camargo. Um editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861). 2014. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, Campinas, 2014.
IANNONE, Carlos Alberto. Bruno Seabra. In:InEABRA, Bruno. Paulo. São Paulo: Ed. Três, 1973. p. 7-19.
ROMERO, Silvio. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1888.
SEABRA, Bruno. As cinzas de um livro: episódio contemporâneo. Rio de
Janeiro: Typ. de Francisco de Paula Brito, 1839.
SEABRA, Bruno. O doutor Pancrácio ou quadros da vida de um estudante. In:A MARMOTA. Rio de Janeiro: Typ. de Francisco de Paula Brito, 1861.
SEABRA, Bruno. Tipos burlescos desenhados por Bruno Seabra. Rio de
Janeiro: [s.n.], 1859.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1235, p. 1-3, 1 fev. 1861a.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1236, p. 1-3, 5 fev. 1861b.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1237, p. 1-3, 8 fev. 1861c.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1239, p. 1-2, 15 fev. 1861d.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1240, p. 1-2, 19 fev. 1861e.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, ano 12, n. 1241, p. 1-3, 22 fev. 1861f.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1242, p. 1-2, 26 fev. 1861g.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1243, p. 1-3, 1 mar. 1861h.
SEABRA, Bruno. Folhetim: Paulo. A Marmota, Rio de Janeiro, a. 12, n. 1246, p. 1, 12 mar. 1861i.
SEABRA, Bruno. Flores e frutos. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1862.
SEABRA, Bruno. Por direito de Patchouly: comédia em um ato. Paris:
Imprensa de Simon Raçon e Comp., 1865.
SEABRA, Bruno. Raimundo ou os néscios da academia. Rio de Janeiro: [s.n.], 1866.
SEABRA, Bruno. Memórias de um pobre diabo. Rio de Janeiro: [s.n.], 1868.
SEABRA, Bruno. Alforje da boa razão: livrinho para meninos. Rio de
Janeiro: Livraria Luso-Brasileira, 1870.
SEABRA, Bruno. Paulo.São Paulo: Ed. Três, 1973.
SIMIONATO, Juliana Siani. A Marmota e seu Perfil Editorial: Contribuição para Edição e Estudo dos Textos Machadianos Publicados Nesse Periódico (1855-1861). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2009.
WATT, Ian. A Ascensão do Romance: Estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.