O AMOR E A CRÍTICA SOCIAL NAS PARCERIAS DE CHICO BUARQUE E VINICIUS DE MORAES

Autores

  • Marina Bonatto Malka

Resumo

Resumo: Este artigo analisa as parcerias musicais de Vinicius de Moraes e Chico Buarque. São, ao todo, seis composições feitas entre 1969 e 1977: “Gente Humilde”, “Desalento”, “Valsinha”, “Samba de Orly”, “Olha Maria” e “Estamos aí”. É possível perceber que existem duas temáticas predominantes nas canções: o amor e a crítica social. O amor é menos otimista comparado ao da Bossa Nova e a crítica social é de resistência à ditadura militar vivida no Brasil na época das composições.

Palavras-chave: Vinicius de Moraes; Chico Buarque; canção popular; parceria; ditadura.

 

Abstract: This article analyzes the musical partnerships between Vinicius de Moraes and Chico Buarque. There are, in total, six compositions made between 1969 and 1977: “Gente Humilde”, “Desalento”, “Valsinha”, “Samba de Orly”, “Olha Maria” and “Estamos aí”. There are two predominant subjects that can be noticed in the songs: love and social criticism. Love is less optimistic when compared to Bossa Nova and social criticism represents the resistance to the military dictatorship taking place in Brazil at the time of the compositions.

Keywords: Vinicius de Moraes; Chico Buarque; popular song; partnership; dictatorship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Bonatto Malka

Marina Bonatto Malka é Doutora (2022) e Mestra (2018) em Letras/Estudos de Literatura pela UFRGS. Possui graduação em Letras, com licenciatura em língua portuguesa e língua francesa e suas literaturas (2015), especialização em Literatura Brasileira (2018) e em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica (2020), todas realizadas na UFRGS. Atualmente, é professora de língua portuguesa na Prefeitura Municipal de Capão da Canoa/RS.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

ENSAIO/ESSAY