Inspeção da educação em Portugal: da monarquia até à atualidade

Autores

  • Maria João de Carvalho (Portugal) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto http://orcid.org/0000-0002-6870-849X
  • Luciana Joana (Portugal) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0002-0869-3396

Palavras-chave:

inspeção da educação, organização escolar, políticas educativas

Resumo

Este artigo teve como objetivo dar a conhecer as funções de coordenação, comunicação e controlo/fiscalização desempenhadas pela Inspeção da Educação, no período que medeia entre a monarquia e a atualidade, percebidas pela tutela como modos de atuação promotores da revitalização e qualificação do sistema de ensino português.  Para o efeito, realizamos uma abordagem às diferentes propostas teóricas sobre a Inspeção da Educação e efetuamos uma retrospetiva histórica desse organismo em Portugal ao longo de mais de dois séculos. Os avanços e os recuos político-legais da sua criação não deixaram de evidenciar a luta pela entrada de elementos do sexo feminino no sistema inspetivo português. A reflexão sobre a evolução das suas funções e atribuições à luz das políticas educativas permitu concluir pela dimensão instrumental que lhe é conferida pela avaliação e monitorização que faz nas organizações escolares.

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Biografia do Autor

Maria João de Carvalho (Portugal), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto

Doutorada em Educação/área de especialização em Organização e Administração Escolar. Professora Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investigadora Integrada no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Investigadora Colaboradora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais e Humanas (CICS.NOVA) da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Diretora do Doutoramento em Ciências da Educação e do Mestrado em Ciências da Educação da UTAD.  É Avaliadora Externa de Escolas desde 2010.

Tem orientado estudantes de pós-graduação na realização de provas académicas de mestrado e doutoramento tendo participado em diversos júris de graus académicos

  Tem publicações em Portugal e no estrangeiro.  

Luciana Joana (Portugal), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto

Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE) – Universidade do Porto. Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Administração Educacional. Bolseira da FCT. Membro da Comissão de Avaliação Externa da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Autora de artigos científicos

 

Publicado

2022-03-29

Como Citar

de Carvalho (Portugal), M. J., & Joana (Portugal), L. (2022). Inspeção da educação em Portugal: da monarquia até à atualidade. Revista História Da Educação, 26. Recuperado de https://www.seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/e109590

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo