Narrativas do espaço habitado: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto Alegre/RS (1940/1980)

Autores

Palavras-chave:

história da educação, arquitetura escolar, sensibilidades.

Resumo

O presente estudo investiga espaços escolares a partir das narrativas de estudantes de Porto Alegre/RS, no período de 1940 a 1980. Analisaram-se as edificações das seguintes escolas: Colégio Marista Rosário, Colégio Anchieta, Colégio Americano e Colégio Farroupilha. A pesquisa cartografou sensibilidades sobre o espaço vivido pelos estudantes durante a escolarização. Neste estudo, privilegiou-se o exame dos periódicos escolares, fotografias e plantas das edificações, encontrados nas escolas. Além disso, também examinamos o conteúdo discursivo de entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. Para tanto, construíram-se quatro categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; “A escola como casa: sensações de pertencimento” e, por fim, “A arquitetura escolar e a sensação de liberdade”. Considera-se que os espaços habitados na escola adquirem um lugar de destaque na hora de narrar suas memórias. Estas memórias do espaço habitado trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como um elemento central durante a escolarização.

 

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Biografia do Autor

Lucas Costa Grimaldi (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGEdu/UFRGS

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Publicado

2020-01-21

Como Citar

Grimaldi (Brasil), L. C., & Bittencourt Almeida (Brasil), D. (2020). Narrativas do espaço habitado: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto Alegre/RS (1940/1980). Revista História Da Educação, 24, e99641. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99641

Edição

Seção

Dossiê "História da Educação: Sensibilidades, patrimônio e cultura escrita"