O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX

Autores

Palavras-chave:

história do currículo, história cultural, história das disciplinas escolares, finalidades da aritmética, método de ensino da aritmética

Resumo

Sob o olhar da história cultural, este artigo analisa disputas sobre finalidades e métodos para ensinar Aritmética nas escolas primárias paranaenses, divulgadas pela revista A Escola, periódico que circulou no estado, no início do século XX. Destaca-se discursos emitidos por intelectuais defensores de um ensino primário laico e gratuito, em que a questão principal, para além da ordem pedagógica, era também de ordem social e política, um aspecto geralmente ausente nas diretrizes curriculares.

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Biografia do Autor

Neuza Bertoni Pinto (Brasil), REAMEC (Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática)

Prof. Dra. Neuza Bertoni Pinto (neuzabertonip@gmail.com). Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências, REAMEC. Pesquisadora e Vice-Coordenadora do GHEMAT Brasil.

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Pinto (Brasil), N. B. (2020). O currículo escolar sob o olhar da História Cultural e a modernização do ensino da aritmética na Escola Primária Paranaense no início do Século XX. Revista História Da Educação, 24, e99392. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99392

Edição

Seção

Dossiê " História da Educação Matemática"