Por uma educação visual a partir dos objetos: debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições

Autores

Palavras-chave:

campo dos museus, história dos museus, educação em museus, educação visual, Método Duplo-Museu.

Resumo

Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método Duplo-Museu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gelmini de Faria (Brasil), Curso de Museologia e PPGMusPa/UFRGS

Museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com especialização em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência na área museológica atuando principalmente nos seguintes temas: Museologia, Educação em museus, História dos museus, Teoria museológica e Pesquisa museológica. Atualmente é professora adjunta do Curso de Bacharelado em Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/ FABICO/ UFRGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade (PPGMUSPA/UFRGS). Membro do grupo de pesquisa do CNPq "Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades" e do "GEMMUS - Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio".

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Faria (Brasil), A. C. G. de. (2020). Por uma educação visual a partir dos objetos: debates sobre o método duplo-museu aplicado às exposições. Revista História Da Educação, 24, e99233. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99233

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo