Associação do professorado catharinense: histórias, meios de ação e composição

Autores

Palavras-chave:

Associativismo docente, organização docente, história da profissão docente, escola obrigatória, Associação do Professorado Catharinense.

Resumo

Este artigo traz à cena parte da história da Associação do Professorado Catharinense, criada no final do século XIX, em Santa Catarina. Com base nos estudos de Nóvoa (1991, 2006), toma a organização de associações profissionais como um estágio na consolidação da profissão docente. Utilizando-se da metodologia historiográfica, foram selecionados os seguintes jornais: A Regeneração, Do Comércio e Conservador, que auxiliam na composição de parte da história do associativismo docente em Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Samara Besen (Brasil), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Analista em Pedagogia no Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina. As duas instituições têm sede em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Vera Lucia Gaspar da Silva (Brasil), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado realizado na mesma instituição. Professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Escolares (OPE), localizado em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Besen (Brasil), D. S., & Gaspar da Silva (Brasil), V. L. (2020). Associação do professorado catharinense: histórias, meios de ação e composição. Revista História Da Educação, 24, e98273. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/98273

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo