Erros que podem ser corrigidos ou evitados: Conselhos de Leonor Posada às meninas (década de 1950)

Autores

Palavras-chave:

Leonor Posada, revistas infantis, literatura infantil, educação feminina.

Resumo

A escritora e professora Leonor Posada (1893-1960) foi uma expressiva colaboradora das revistas infantojuvenis da editora O Malho. Seus textos correspondiam ao propósito dos editores de atingir o público escolar, servindo tanto para o divertimento quanto para a instrução das crianças. O artigo apresenta alguns textos da revista Cirandinhae analisa como eles contribuíram para a educação de meninas durante os anos de 1950. A partir da perspectiva da História Cultural, realiza-se a discussão bibliográfica e a análise de fontes históricas da imprensa escrita. Como resultado, conclui-se que as revistas foram um dos veículos de produção de discursos e de representações sobre a infância, para os quais a participação de Leonor Posada foi essencial na difusão de conselhos e prescrições às meninas.

Palavras-chave: Leonor Posada; revistas infantis; literatura infantil; educação feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Theodoro Roveri (Brasil), Universidade Federal de São Carlos. Prefeitura Municipal de Campinas

Doutora em educação pela Unicamp, na linha Educação e História Cultural. Atualmente é professora de Educação Infantil e no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba).

Downloads

Publicado

2020-01-21

Como Citar

Roveri (Brasil), F. T. (2020). Erros que podem ser corrigidos ou evitados: Conselhos de Leonor Posada às meninas (década de 1950). Revista História Da Educação, 24, e92581. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/92581

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo