“Os meninos diante de nós”: educação, arte e política na exposição de desenhos de escolares britânicos (1941)

Autores

Palavras-chave:

Exposição de arte infantil, história da educação em arte, criança e guerra

Resumo

Este artigo analisa a Exposição de Desenhos de Escolares Britânicos, ocorrida no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio de Janeiro em 1941, como um esforço de propaganda da cultura britânica nas Américas tendo em vista o contexto da Segunda Guerra Mundial, mas também como parte de um conjunto de iniciativas educacionais envolvendo arte, voltadas para o público infantil e desenvolvidas ao longo da primeira metade do século XX. Para pensar a arte infantil em perspectiva moderna se faz relevante o diálogo com as reflexões de Touraine e Berman, numa abordagem histórica que privilegia uma lente mais aproximada em relação ao evento histórico, conforme os jogos de escala referidos por Revel. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e catálogos de exposições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Regina Baggio Osinski (Brasil), Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) junto ao CNPq.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Baggio Osinski (Brasil), D. R. (2019). “Os meninos diante de nós”: educação, arte e política na exposição de desenhos de escolares britânicos (1941). Revista História Da Educação, e88954. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/88954

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo