Da universidade quinhentista de Paris para o mundo: currículo e método em Petrus Ramus

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Palavras-chave:

Currículo, Método, Petrus Ramus, Ramismo, Pedagogia Universitária

Resumo

Propomos uma discussão historicamente situada acerca da organização e administração, na cultura ocidental, de um saber inteiramente escolar, caracterizado pelos princípios da ordem e da uniformidade, e que se expressa em monografias - de tipo compendiário e manualístico -, produzidas para circular unicamente nos estabelecimentos de ensino. A análise recuará até ao espaço universitário do Renascimento e aos primeiros debates sobre a premência de um dispositivo de sistematização do conhecimento, onde Petrus Ramus aparece como uma personagem conceptual e onde se descobre um diagnóstico seminal assente sobre um gesto educativo como supondo uma dupla articulação: (i) o currículo é o invariante que permite racionalizar todo conhecimento através de disciplinas unidas num plano de estudos, ao passo que (ii) o método constitui a possibilidade de estabilizar e simplificar, de articular e graduar todos os conteúdos escolares.

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Biografia do Autor

Jorge Ramos do Ó (Portugal), UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal

Jorge Ramos do Ó é Professor Associado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professor convidado na Universidade de São Paulo, onde tem lecionado sobretudo nas áreas da história da educação, história cultural e teoria do discurso. As suas publicações incluem estudos em história cultural e política, com ênfase particular no período do Estado Novo (1933-1974), bem como em história da educação e da pedagogia em Portugal, analisadas numa longa cronologia (séculos XIX e XX). Para além de diversos artigos, comunicações e trabalhos em co-autoria, tanto em revistas científicas como em monografias, publicou os seguintes livros: O lugar de Salazar: Estudo e Antologia, 1990, Os anos de Ferro: O Dispositivo Cultural durante a política do Espírito (1933-1949), 1999, O Governo de si mesmo: Modernidade Pedagógica e Encenações Disciplinares do aluno Liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX), 2003, Modernidade Pedagógica: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1820-1960), 2008, e Ensino Liceal (1836-1975), 2009. Coordenou projetos de investigação financiados por instituições como a Casa Pia de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É o editor da Sisyphus - Journal of Education.

Ana Luísa Paz (Portugal), Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Ana Luísa Paz é atualmente professora auxiliar convidada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em 2015 na área de Educação – História da Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a tese Ensino da Música em Portugal (1868-1930): Uma história de pedagogia e do imaginário musical (2014), orientada por Jorge Ramos do Ó (IE-UL) e Denice Bárbara Catani (FE-USP), com auxílio de uma bolsa de doutoramento FCT. Realizou o Mestrado em Sociologia – Sociologia da Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde apresentou a tese Identidade, mudança e escola na segunda metade do século XX: textos e atores, sob direção de António Candeias e é Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 Os seus principais interesses de investigação passam, atualmente, pelos temas da pedagogia do ensino superior e da educação artística. Desde o ano 2000 tem estado envolvida em equipas de investigação que se debruçam acerca da escolarização e alfabetização em Portugal, o ensino e a educação artística e as pedagogias do ensino superior, e onde tem desenvolvido pesquisas tanto em abordagens históricas, como comparativas.

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Ó (Portugal), J. R. do, & Paz (Portugal), A. L. (2019). Da universidade quinhentista de Paris para o mundo: currículo e método em Petrus Ramus. Revista História Da Educação, e83768. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/83768

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Seção

Artigo / Article / Artículo