Livros didáticos como textos de memória: notas sobre narrativas da imigração alemã em livros didáticos de história regionais

Autores

Palavras-chave:

Textos de memória, Livros didáticos Regionais, Imigração Alemã

Resumo

Esse artigo analisa narrativas sobre imigração alemã “dadas a ler” em livros didáticos regionais sobre Santa Catarina, publicados entre 1920 e 1994. Os livros didáticos são aqui compreendidos como “textos de memória” e é por meio dessa chave de leitura que foram analisados. Tal como os antigos palimpsestos, são pensados como registros de memórias de diferentes temporalidades, que evidenciam esforços do presente na reelaboração do passado e indicam determinadas formas de interpretar que resistem ao tempo. Esse arco teórico-metodológico acompanha as reflexões apresentadas no livro “Schulbuch und Erster Weltkrieg”, publicado pelo Georg-Eckert-Institut für Schulbuchforschung. Apresentamos um breve resumo desse livro à guisa de introdução ao exercício proposto, qual seja: a partir da análise da escrita da História escolar,  dotar de inteligibilidade o modo em que as narrativas sobre a vinda dos imigrantes alemães para Santa Catarina no século XIX foram elaboradas, alteradas, reiteradas no decorrer do século XX, indicando interpretações e memórias na composição de um traçado narrativo para a história desse Estado e de suas gentes. Uma das singularidades da questão diz respeito ao contingente de imigrantes europeus que se estabeleceram no Sul do país no decorrer do século XIX. Do traçado narrativo da historiografia didática sobre a vinda dos alemães para Santa Catarina destacamos dois eventos: (1) a vinda dos primeiros imigrantes alemães, ainda na década de 1820, e a fundação de São Pedro de Alcântara; (2) a fundação da atual cidade de Blumenau, em 1850. E, ainda, alguns traços da historiografia didática sobre as influências da cultura germânica na formação da gente catarinense. Como veremos, se São Pedro de Alcântara foi eleita para representar o passado, Blumenau busca no passado os contornos para sua afirmação no presente. Ambas atendem, contudo, à compreensão de que essa imigração se deu em prol do progresso e do desenvolvimento econômico e cultural de Santa Catarina.

 Palavras-chave: Textos de Memória, Livros Didáticos Regionais, Imigração Alemã.

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Biografia do Autor

Rosiane Ribeiro Bechler (Brasil), Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação da Profa. Dra. Cristiani Bereta da Silva, vinculada à linha de História e Historiografia da Educação. Investiga a elaboração da narrativa histórica dos livros didáticos regionais, com ênfase na discussão da relação entre regionalidades, etnicidades e identidade nacional. É Pesquisadora Colaboradora do Instituto Internacional de Pesquisas sobre Livros Didáticos Georg Eckert/Alemanha e faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas CNPq/UDESC e do Laboratório de Ensino de História da UDESC. Trabalhou como professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2016), ministrando as disciplinas de Estágio Supervisionado em História I, II e III. Possui Mestrado em Educação (2014) pela Faculdade de Educação da UFMG e é graduada em História (2006) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da mesma Universidade. Desde 2005 atua como colaboradora/pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História da Faculdade de Educação da UFMG. Nesse período, atuou como apoio técnico-pedagógico junto à coordenação do Curso de Aperfeiçoamento Produção de Materiais Didáticos para a Diversidade (LABEPEH/UFMG 2010) e à coordenação do Programa Nacional da Biblioteca na Escola - PNBE Temático 2013. Atuou na docência como professora voluntária da Escola Leo-Deeg, na cidade de Wüzburg, Alemanha entre 2007-2009; e também no Centro Pedagógico da UFMG em Belo Horizonte (2011), com alunos entre 9-13 anos. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, principalmente nos seguintes temas: ensino de história local/regional, currículo e livros didáticos

Cristiani Bereta da Silva (Brasil), Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) com doutorado em História pela mesma Universidade (2003). Realizou estágio pós-doutoral na Unicamp, em 2011 e na Universidade de Alcalá (Espanha), em 2015. Professora titular do Departamento de História, atuando também como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória e, como professora colaboradora, no Programa de Pós-Graduação em Educação, todos na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq/UDESC), vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH/UDESC) e do Grupo de Pesquisa Oficinas de História (CNPq/UERJ). Associada da ANPUH, da ANPED, da SBHE e da ABEH. Desenvolve pesquisas na área de História e Ensino de História com ênfase em História e interfaces com a Educação, privilegiando os seguintes temas: ensino de história, historiografia, história regional, história do Brasil, mobilizando categorias/conceitos relativos a cultura política, cultura histórica, narrativas e memórias, no âmbito da História do Tempo Presente. Foi editora da Revista História Hoje - ANPUH-Brasil (Biênio 2015-2017). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UDESC entre 2015 e maio de 2018. Atualmente é Coordenadora de Área da Capes dos Programas Profissionais em História.   Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Referências

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

Bechler (Brasil), R. R., & Silva (Brasil), C. B. da. (2019). Livros didáticos como textos de memória: notas sobre narrativas da imigração alemã em livros didáticos de história regionais. Revista História Da Educação, e81563. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/81563

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Seção

Artigo / Article / Artículo