Folhas para colher frutos: escrita biográfica e autobiográfica nos conventos femininos portugueses (séculos XVII e XVIII))

Autores

Palavras-chave:

Cultura Escrita, Vidas Exemplares, Conventos Femininos, Portugal, Período Moderno.

Resumo

Este artigo analisa a cultura escrita a partir das formas textuais praticadas nos claustros femininos. Serão utilizadas algumas Vidas Exemplares, literatura predominante nos conventos femininos portugueses nos séculos XVII e XVIII. O fortalecimento da individualidade, o surgimento da imprensa e a Reforma Católica propiciaram o avanço da produção de biografias e autobiografias de religiosas que serviam para exemplificar e modelar um estilo de vida conventual considerado ideal aos olhos da Igreja Católica. Eram obras educativas para a normatização religiosa e que atendiam às ordenações masculinas sobre o universo feminino no interior dos claustros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pereira Lage (Brasil), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Graduação em História (UFMG). Mestrado em Educação (UNICAMP). Doutorado em Educação (UFMG). Pós Doutorado em Educação (UEM); supervisão Dra. Terezinha Oliveira (UEM); Bolsista CAPES.Professora dos cursos de Licenciatura em História e Mestrado Profissional Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFVJM).

Terezinha Oliveira (Brasil), Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Diretora da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), desde 2014.

Downloads

Publicado

2019-08-17

Como Citar

Pereira Lage (Brasil), A. C., & Oliveira (Brasil), T. (2019). Folhas para colher frutos: escrita biográfica e autobiográfica nos conventos femininos portugueses (séculos XVII e XVIII)). Revista História Da Educação, e81492. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/81492

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo