O COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRGS E A DIFUSÃO DAS CLASSES EXPERIMENTAIS SECUNDÁRIAS: ENTRE O ARQUIVO E A MEMÓRIA ORAL (1959-1981)

Autores

  • Valeska Alessandra de Lima (Brasil) Faculdade de Educação/UFRGS
  • Doris Bittencourt Almeida (Brasil) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

, Classes Experimentais Secundárias, Colégio de Aplicação, memórias docentes

Resumo

O artigo investiga memórias do Colégio de Aplicação (CAp/UFRGS), instituição de ensino que se constituiu como uma espécie  de vanguarda pedagógica na sociedade porto-alegrense. Discute-se a implantação das classes experimentais secundárias, como uma apropriação das Classes Nouvelles francesas. Documentos orais e arquivísticos foram examinados e permitem inferir que o CAp é produto do seu tempo, representa a propagação dos discursos de renovação educacional,  sobretudo os estudos de Psicologia que passaram a ocupar espaço relevante nas questões escolares e na formação de professores. As práticas educativas do CAp evidenciam a circularidade cultural entre educadores, especialmente franceses e brasileiros que, por muitos anos, estiveram ligados pelas missões e intercâmbios pedagógicos. 

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Biografia do Autor

Valeska Alessandra de Lima (Brasil), Faculdade de Educação/UFRGS

Graduada  em Pedagogia, Mestre em Educação, Professora do Ensino Fundamental

Doris Bittencourt Almeida (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Professora de História da Educação  da Faculdade de Educação e no Programa de Pósgraduação em Educação/UFRGS

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Publicado

2018-08-09

Como Citar

de Lima (Brasil), V. A., & Almeida (Brasil), D. B. (2018). O COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFRGS E A DIFUSÃO DAS CLASSES EXPERIMENTAIS SECUNDÁRIAS: ENTRE O ARQUIVO E A MEMÓRIA ORAL (1959-1981). Revista História Da Educação, 207–227. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/77345

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo